Projeto
Projeto "Face Shield Nova Friburgo" já doou 40 mil protetoresDivulgação
Por O Dia
O projeto “Face Shield Nova Friburgo”, que nasceu no final do mês de março, liderado por professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Persona 3D, Firjan SENAI e indústria, com objetivo de desenvolver um novo modelo de protetor facial para os profissionais na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, não para de crescer.

Nesta quarta-feira (1/07), a Firjan anunciou que a rede colaborativa para fabricar os protetores faciais ganhou novos parceiros. Com a doação de novos lotes de matéria-prima, pela indústria petroquímica Brasken e a concessionária Águas de Nova Friburgo, a expectativa é que a produção total supere 100 mil unidades.

A doação de 1,5 tonelada de polipropileno (material utilizado na injeção das viseiras) e 1 tonelada de material PET, destinado às lentes dos protetores faciais, serão transformados em EPIs (equipamentos de proteção individual) e direcionados para unidades de saúde do norte fluminense, e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, através da parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Segundo o coordenador do projeto Face Shield Nova Friburgo, Lucas Lima, a doação de novos insumos permitirá ampliar uma iniciativa que entrega algo tão positivo para a sociedade em um momento tão difícil para todos.

“A meta inicial era produzir 3 mil máscaras para os profissionais da cidade. Hoje a gente vê a possibilidade real de chegar a 100 mil, uma marca muito acima do esperado. Estou muito feliz em coordenar um projeto que faz grande diferença para os profissionais que salvam vidas e atuam no combate ao coronavírus”, afirma Lucas.

Até o momento, a rede colaborativa já doou mais de 40 mil unidades para profissionais de saúde e de serviços essenciais de 20 municípios fluminenses e os estados de Alagoas, Mato Grosso e Minas Gerais. Parte dos protetores faciais são produzidos dentro do FabLab da Firjan SENAI em Nova Friburgo. O espaço oferece modernos equipamentos para a atividade maker e deixa em evidência o potencial da fabricação digital e dos projetos abertos.

O gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron destaca o senso de colaboração e a soma de esforços como fatores de sucesso para o atendimento das demandas da sociedade e da rede pública de saúde nesse momento tão delicado.

“Essa ação só foi possível graças ao envolvimento coletivo e a vontade de fazer diferente. O resultado dessa ação reforça um dos objetivos do programa Resiliência Produtiva: promover a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, buscando respostas ao atendimento à saúde da sociedade”, garante.
O projeto de produção dos EPIs ainda conta com apoio das empresas do Grupo Stam, Thurlerflex, Hak, Suspiro Íntimo, InterTV, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros e Grupo PSA.
Você pode gostar
Comentários