Lançamento do Programa Limpa Rio em Córrego Dantas - Rogerio Santana/GOV RJ
Lançamento do Programa Limpa Rio em Córrego DantasRogerio Santana/GOV RJ
Por Paula Valviesse
No último domingo (10/01), o governador em exercício Claudio Castro visitou o bairro Córrego Dantas e anunciou o lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Na data já foram iniciadas as intervenções no rio Córrego Dantas. No entanto, a obra foi paralisada ainda nesta semana por conta de problemas com o terreno que serviria de bota-fora para o material retirado do rio.

Segundo o Inea, já existe um bota-fora licenciado pela Prefeitura de Nova Friburgo que foi previamente definido pelo instituto. Contudo, o proprietário do terreno está em tratativas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Superintendência do Instituto para emissão de um novo licenciamento, em virtude do acréscimo de área requerido pelo proprietário.

Com isso, sem ter local para descarte do material retirado do rio Córrego Dantas, a obra foi temporariamente paralisada. O instituto não informou um prazo para retomada dos serviços, mas é possível que o programa seja continuado assim que for expedido o novo licenciamento.

Perguntada, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que a obra é de responsabilidade do Inea, mas que está à disposição para agilizar avaliações técnicas visando licenciamento de novos espaços, caso solicitado pelo Inea, tendo em vista que a execução da obra é de interesse municipal.

“Como a obra é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente, o órgão também é quem deve definir um bota-fora para destinação dos resíduos. Na última segunda-feira, em reunião com representantes do governo estadual em Teresópolis, o Inea solicitou, verbalmente, bota-fora para a obra. Diante da indisponibilidade, no mesmo dia, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo apontou alguns bota-fora particulares licenciados na cidade. As equipes da prefeitura e governo estadual seguem em contato direto para esforços mútuos visando acelerar a obra no Córrego Dantas”, informou por nota a Prefeitura.

No município o programa Limpa Rio do Inea contempla os rios Córrego Dantas e Bengalas, com valor de investimento estimado em R$ 220 milhões para a realização de serviços de urbanização de margens de rios, desassoreamento e canalização.


Você pode gostar
Comentários