SME realiza IV amostra de práticas de sucesso da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental Divulgação
Nos dois últimos anos, a Amostra aconteceu de forma virtual. Já neste ano, a apresentação foi realizada de forma presencial com professores que participaram pela primeira vez e os que compareceram em outras edições.
A prática pedagógica de continuidade baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, respeitando as especificidades etárias, sem a antecipação de habilidades que serão trabalhadas no Ensino Fundamental. Desse modo, os direitos de aprendizagem são assegurados para que a criança desenvolva suas habilidades e competências da melhor forma possível, absorvendo o caráter lúdico da aprendizagem, com aulas menos repetitivas, mais prazerosa e desafiadoras.
“Esse momento existe e foi pensado para que o professor mostre o seu protagonismo e para que o professor de Pré II conheça a prática do professor do 1° ano e vice-versa. Cada um tem sua função nesse caminhar educacional infantil, e essa troca facilita esse entendimento e a transição das crianças” afirmou a coordenadora da Educação Infantil, Bianca Boechat.
Os professores que apresentaram os trabalhos pedagógicos, planejados e idealizados em sala de aula, como, por exemplo, poemas, brincadeiras, exposições, dentre outros projetos, receberam, por meio da coordenação da Educação Infantil e dos Anos Finais, o Certificado de participação na IV Amostra de Práticas de Sucesso.
A professora do Centro Municipal de Educação Infantil Solares, Josiane, definiu o encontro em uma única palavra: “Encantamento. Não existe outro significado para esse momento” destacou.
“Agradecemos a presença de todos os professores e a participação de cada um, até mesmo os que não puderam estar presentes mas, que compreendem o significado do trabalho em sala de aula e seu impacto na vida e aprendizado de nossas crianças” ressaltou a coordenadora dos Anos Iniciais, Mayhara Tavares.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.