Prefeitura de Nova Iguaçu concedeu auxílio-tecnológico para professores da rede municipalDivulgação

Os moradores de Nova Iguaçu que foram afetados pelo temporal que atingiu o município da Baixada Fluminense no início do mês de abril podem solicitar, a partir desta quinta-feira (5), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo do FGS, devendo para isso possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada. A liberação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até o dia 13 de julho. Quem tiver dificuldades com a ferramenta pode procurar uma agência da Caixa.
Tem direito ao saque o trabalhador titular de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS que resida em área do Município, sob vigência da declaração de Situação de Emergência, conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil encaminhado à Caixa.
Quem precisar ir em uma agência, deverá apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de Situação de Emergência, ou seja, entre 15 de dezembro de 2021 e 12 de abril de 2022, documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado, CPF e carteira de trabalho (física ou digital) ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é necessário apresentar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
O trabalhador que não tiver seu endereço cadastrado junto à Caixa ou não possuir comprovante de residência poderá procurar um dos 16 postos oferecidos pela Prefeitura para Atendimento ao Cidadão a partir da próxima segunda-feira (9). Nas sedes das secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Assistência Social (SEMAS), além dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) equipes especializadas estarão recebendo as solicitações, cadastrando novos endereços e emitindo, após análise, uma Declaração de Residência exclusiva para o saque.
Saque 100% digital — App FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Como solicitar o saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:
– Fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Confira a lista dos Postos de Atendimento ao Cidadão
– Secretaria Municipal de Defesa Civil
– Secretaria Municipal de Assistência Social
– Cras Maxambomba
– Cras Austin
– Cras Estação Morro Agudo
– Cras Fazenda São Bernardino
– Cras Terra de Marambaia
– Cras Bom Retiro
– Cras Monte Verde: Iolanda de Assunção Sousa
– Cras Serra do Vulcão:
– Cras Águas o Guandu
– Cras Fazenda Cabuçu
– Creas Comendador Soares
– Creas Valverde
– Creas Moquetá
– Creas Estrada de Ferro Leopoldina