Presidente do Cadeg, Marcelo Penna.divulgação

O relatório do Painel Intergovernamental sobre o Clima (IPCC) da ONU abriu os olhos do mundo para a urgência do aquecimento global. Se nada for feito, a temperatura do planeta poderá subir 1,5°C uma década antes do previsto, levando a efeitos climáticos extemos.
O alerta mostra que a elevação da temperatura ocorre em um ritmo mais acelerado do que o esperado. O aumento médio já chega a 1,1ºC desde a era pré-industrial, em virtude apenas das ações do homem no mundo, com o uso de combustíveis fósseis na mobilidade urbana e no setor industrial. O recado é claro: devemos agir agora para limitar o aquecimento abaixo dos 2°C como estabelecido em 2015, no Acordo de Paris, assinado por quase todos os países.
Publicidade
As consequências do aumento da temperatura não aparecem somente no relatório. Já podemos sentir, no dia a dia, as alterações climáticas, com enchentes, frio extremo, calor no hemisfério Norte, incêndios, entre outras ocorrências. Tais alterações climáticas afetam o setor produtivo, e nos trazem a responsabilidade de não apenas depender dos governos, mas agir como empresas e individualmente.
No Cadeg, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro, abrimos diversas frentes para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO²) e outros gases do efeito estufa. No último mês, inauguramos um posto de recarga público para veículos elétricos. O eletroposto foi instalado dois anos após colocarmos em circulação o primeiro caminhão elétrico da cidade, responsável pela coleta e transporte dos resíduos do mercado. Neste período, o veículo evitou a emissão de 336 toneladas de CO² na atmosfera. Um similar a diesel iria emitir aproximadamente 14 toneladas de CO² por mês.
Publicidade
Desde 2019, contamos ainda com a maior usina de energia solar do estado. São cinco mil placas fotovoltaicas que, somadas, ocupam uma área de dez mil m². A produção de energia em um ano é de 2040 MWh, o equivalente ao consumo de médio de mil residências/ano. Em 25 anos, tempo de vida útil das placas, serão 15 mil toneladas de CO² a menos na atmosfera, equivalente ao plantio de 107.500 árvores.
Nosso próximo passo será a instalação de um biodigestor. Diariamente, são oito toneladas de resíduos orgânicos, que serão utilizados para a produção de biogás que, por sua vez, vai alimentar nossos geradores. Além de contar com uma fonte de energia renovável, ainda vamos implementar a economia circular, reaproveitando os resíduos de forma inteligente.
Publicidade
Como um dos principais centros de abastecimento da cidade, queremos mostrar que é possível, sim, reduzir os níveis de emissão e manter nossas atividades econômicas com sustentabilidade. Os esforços para reduzir o aquecimento global devem vir de todos os setores da sociedade. É uma luta de todos nós, afinal, o que está em jogo é o futuro do nosso planeta e a sobrevivência das próximas gerações.
Marcelo Penna é presidente do Cadeg, Mercado Municipal do Rio de Janeiro