Luiza Lacerda opinião O Diadivulgação
A fim de garantir a diversidade religiosa por meio do diálogo, respeito, conhecimento e intercâmbio, buscamos ampliar a área de discussão. Vertentes voltadas à religião, respeito, Saúde, Educação, área de trabalho e Direitos Humanos.
Além dos líderes de 23 segmentos religiosos que compõem o Grupo de Trabalho do Instituto Expo Religião convidamos outras autoridades religiosas, entre eles, nomes como sua eminência o cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o Lama Rinchen Khyenrab, representante do Budismo Tibetano e discípulo do Dalai Lama; Mãe Carmen de Oxum de São Paulo; Mãe Jaciara de Oxum de Salvador (filha de Mãe Gilda que a data de sua morte gerou o Dia Nacional Contra Intolerância Religiosa); Oluwo Ifawale da Nigéria, os Reis da Nigéria Kabiyese Sangokunle Adekunle e Alayande Oba Awurela Adedoun entre outros.
Após 11 anos realizando encontros de religiões em feiras, seminários e rodas de conversas, o instituto avançou na questão da inclusão e da coexistência de todas as fés. Na abertura do congresso foram convidados representantes da Alerj (para os projetos estaduais) e da Câmara dos Deputados (para o projeto federal), para que a eles fossem entregues as sugestões do Instituto Expo Religião de projetos de lei elaborados pela Comissão de Juristas Inter-Religiosos pelo Diálogo e Pela Paz (criada pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta).
São eles: Projeto de Lei Estadual de Combate à Intolerância Religiosa; Projeto de Lei Estadual - A Bondade Amorosa e Compassiva como Caminhos para a Cura (o uso da religião e a fé no tratamento dos doentes em hospitais); e o Projeto de Lei Federal de Combate à Intolerância Religiosa.
Na programação do evento tiveram três painéis de discussões com os seguintes temas: Liberdade, Intolerância Religiosa e as Políticas Públicas; a Presença das Religiões na Ciência e no Social, e
Religiofobia na Cultura e no Social. Enquanto os técnicos, religiosos, juristas, professores, jornalistas, entre outros, discutiram os painéis, várias outras palestras, sempre tendo a paz e a religiosidade como principal tema, foram desenvolvidas em outras salas.
O ingrediente principal desse congresso foi o diálogo, a troca de conhecimento e experiencias entre as diferentes religiões presentes, estados e países. Pontes foram construídas e agora precisamos dar continuidade a esse diálogo e juntos aos órgãos competentes lutarmos para a aprovação dessas leis e de outros assuntos que contribuem para o respeito à diversidade religiosa.
Contribuindo para esse trabalho temos todas as quartas-feiras as 19 horas, no Canal do YouTube do Expo Religião, uma Live Inter-Religiosa criada e idealizada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta. E o programa na TV Alerj todas as segundas-feiras as 19 horas – Programa Expo Religião.
O conhecimento é a melhor forma de desconstruir o racismo religioso. No último dia do congresso, instituto propôs a criação de uma Liga Nacional Contra a Intolerância Religiosa. Os palestrantes nacionais presentes aceitaram imediatamente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.