Segunda oficina virtual será realizada amanhã (08)Divulgação

Por O Dia
Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura de Paty do Alferes está convidando a população para participar da 2ª oficina de debate da elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento virtual vai acontecer amanhã (08), às 18h30, e o link será disponibilizado no site da prefeitura.
O PMGIRS é um documento que, por meio de um diagnóstico, aponta e descreve as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos urbanos, contemplando os aspectos referentes a não geração, redução, reutilização, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. O Plano deverá conter ainda a estratégia geral dos responsáveis pela geração dos resíduos e dos responsáveis pela limpeza urbana (cidadãos, empresas, indústrias e poder público) para proteger a saúde humana e o meio ambiente, conforme dispõe a Lei 12.305/2010, também conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A prefeitura ressalta que o PMGIRS é essencial para a sociedade, já que visa o desenvolvimento sustentável
Publicidade
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, esta é uma oportunidade de discutir com a sociedade e construir coletivamente diretrizes para políticas públicas importantes na área ambiental. “Nossa primeira oficina, realizada em abril, foi muito positiva, contou com participação de agentes públicos e da sociedade civil organizada. O PMGIRS contempla possibilidades de implantação de soluções integradas para os diversos tipos de resíduos gerados. Também avança na questão de estímulo a programas e ações de educação ambiental, além de prever a inserção dos catadores em várias etapas do processo de manejo dos resíduos. Ademais, funcionam como pré-requisito para os municípios terem acesso a recursos do Governo Federal, por isso é tão importante a participação de todos. É o momento de pensarmos: O que queremos para nossa cidade? Assim, construiremos o futuro da nossa cidade coletivamente, Juntos somos mais fortes”, disse André Dantas.