Pontos de iluminação viram alvo da ação de vândalos - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Pontos de iluminação viram alvo da ação de vândalosDivulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - Funcionários responsáveis pelo serviço de instalação da iluminação do Natal Imperial registraram o furto de cabos que faziam parte da decoração da festa na Avenida Koeler, no Centro Histórico da cidade. Cordões de LED que estavam instalados nas árvores da Praça dos Expedicionários e Rua do Imperador também foram cortados. Desde o início da montagem até a última sexta-feira, cerca de 25% do material precisou ser substituído.

Devido às ações de furto e depredação, a Guarda Civil está reforçando ainda mais o patrulhamento no Centro Histórico. Além disso, câmeras do CIOP vêm sendo utilizadas para coibir a ação dos vândalos. Em caso de registro, a Polícia Militar será acionada para agir no flagrante e as imagens, repassadas para a Polícia Civil. A empresa responsável pelo serviço de instalação da iluminação informou que já registrou boletim de ocorrência na delegacia.
Publicidade

O Natal Imperial é, junto com a Bauernfest, uma das festas que mais atraem turistas ao município. Só no ano passado, a festa movimentou cerca de R$ 300 milhões na economia com a vinda de 450 mil visitantes. “É um evento que traz recursos para o município, que movimenta todo o comércio, hotéis, restaurantes, todos os setores de serviço. O vandalismo na iluminação só prejudica os próprios petropolitanos”, declara o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio. Com a manutenção, a expectativa é que toda a iluminação funcione normalmente em todos os dias de festa.