
A orquestra é uma iniciativa da produtora Bem Cultural produções em parceria com a Casa da Educação Visconde de Mauá e foi criada para homenagear o violinista e compositor petropolitano Raphael Rabello, considerado um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos. A apresentação da orquestra na programação do Natal Imperial será no dia 13 de dezembro, às 18h30, no Palácio de Cristal. No repertório, seis músicas.
“Harmonia é tudo. Eles se empenham e mostram, a cada ensaio, o quanto é gratificante se dedicar a música”, contou o professor João Pedro Gomes. Lucas Gotelip, que também é professor da Casa, fala sobre o talento dos jovens. “Aprendemos com eles. São dedicados e apaixonados pela música e isso nos estimula a ensinar”. Luiz Henrique Guerra Perixe, de 11 anos, é um dos alunos da orquestra. Além de aprender a tocar, ele afirma que as aulas tiveram resultado positivo na escola. “Fiquei mais atento nas aulas. Eu gosto de tudo. Quero sempre aprender mais”.
Na Casa da Educação são oferecidos os cursos de viola, violino, violão, flauta, desenho, fotografia, coral, banda, capoeira, ballet, judô, karatê, inglês, alemão, jogos matemáticos, letramento, Educação Patrimonial e reforço em matemática. Atualmente, 850 alunos são atendidos na Casa da Educação. Há alguns meses a Casa está abrigando uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da 5ª fase. Além da grade curricular da EJA, todos os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas oferecidas na Casa da Educação Visconde de Mauá.