Os agentes fizeram a troca da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escola - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Os agentes fizeram a troca da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escolaDivulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - Os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias visitaram mais dois pontos de apoio nesta quinta-feira. A primeira visita foi na Escola Municipal José Fernandes da Silva, no bairro Alto da Serra. Em seguida foi a vez da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, na Vila Felipe. Na ação as equipes entregaram mais de 500 cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural para moradores e comerciantes somando os dois locais. Esse calendário de operações nas comunidades faz parte do Plano Verão 2020 e tem a finalidade de reforçar a importância do Sistema de Alerta e Alarme para a população, além de preparar os locais de apoio para estarem abertos na estação mais crítica do ano.

Pela manhã, no Alto da Serra, os agentes fizeram a troca da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escola. A diretora da instituição de ensino, Luciane Teixeira Milagres, destacou a importância do trabalho em conjunto com a pasta. “Essa ação é muito importante, já que podemos atualizar os contatos e os procedimentos realizados pela Defesa Civil nesse período de chuvas fortes”, disse.
Publicidade

Os mesmos procedimentos foram realizados à tarde, na Vila Felipe. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias acompanhou os agentes na ação e ressaltou que o trabalho busca conscientizar a população sobre a importância das sirenes. A diretora da escola, Gisele Wilbert, explicou que os três zeladores da instituição fazem um rodízio em apoio à Defesa Civil. “Depois que pedem para abrirmos a escola, acionamos os funcionários que abrem o ponto de apoio para a comunidade. É importante que estejamos sempre alinhados com a Defesa Civil para que o trabalho funcione da melhor maneira possível”, ressaltou.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Ao todo, 15 pontos de apoio, que são locais seguros para os moradores permanecerem caso os índices de chuva estejam alarmantes. 
Publicidade

O calendário da Defesa Civil começou na última terça-feira bairro Independência. A próxima ação acontece em 3 de dezembro, às 10h, na Escola Municipal Ana Mohammad, no Sargento Boening. No mesmo dia, às 14h, o trabalho será realizado na Escola Municipal Papa João Paulo II, no São Sebastião. O trabalho será realizado em todas as comunidades.