Ao todo, quatro encontros já foram realizados - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Ao todo, quatro encontros já foram realizadosDivulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - “A singularidade como elemento potencial do pensar e agir”. Este foi o tema da formação realizada neste mês de novembro pelo Departamento de Educação especial da Secretaria de Educação com orientadores da rede municipal. Durante encontros semanais, aproximadamente 40 profissionais receberam dicas sobre práticas pedagógicas diferenciadas que podem obter resultados positivos no atendimento dos alunos com deficiência. Os encontros ocorreram na sede do CREI e na Casa da Educação.

A formação faz parte das ações continuadas como fator fundamental para constituição da identidade profissional dos orientadores. O desta semana ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá com o tema “Desafios e Possibilidades da Orientação Pedagógica”, ministrado por Kelly Grandi, da equipe do Departamento de Educação Especial. “Conversar sobre o trabalho do orientador, as suas funções, repensar a rotina na escola, rever conceitos e adaptar o trabalho forma alguns dos assuntos abordados”, disse Kelly.
Publicidade

Os orientadores foram divididos em quatro grupos e foram realizados quatro encontros. “Abordamos técnicas que promovem a reflexão sobre as intervenções pedagógicas que podem ser feitas no ambiente escolar e que fortalecem o aprendizado e as relações entre os alunos e os profissionais”, afirma a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Caetano. Para a secretária de Educação, a participação ativa dos servidores nas formações vem mostrando resultados positivos na rede municipal.