Prefeito inaugura primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos de Petrópolis

O local faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz

Por Ney Freitas

A sede do Programa Petrópolis da Paz fica na Avenida Ipiranga,193, no Centro da cidade
A sede do Programa Petrópolis da Paz fica na Avenida Ipiranga,193, no Centro da cidade -
Petrópolis - A prefeitura inaugurou a primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis, situada na Avenida Ipiranga, 193, no Centro. Petrópolis é a primeira cidade do Brasil que possui um programa restaurativo gratuito, realizado pelo executivo.

O local faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz, que começou em 2017 após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei n° 7.532, com a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.

A Câmara possui 15 mediadores judiciais e voluntários com a missão de promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática do entendimento da relação como um todo, baseada no respeito, amor e dignidade. Com todo o trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.

Esta casa precisa ser denominada casa da Paz, casa da linguagem e da escuta ativa, diálogos e recuperação das relações disponível para toda a população. O trabalho aqui é a base da mudança de um paradigma de uma geração. Petrópolis já é uma cidade restaurativa”, frisou a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho. “Desde o início, trabalhamos a humanização da base, cuidando de quem cuida de todos e hoje nossa equipe trabalha em parceria com todas as secretarias expandindo o programa e a inclusão da paz social”, completou.

Segundo a responsável pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, Cláudia Clemente, a casa é a concretização de um sonho. “Estamos nesta caminhada da mediação, lutando pela causa há anos. E agora nesta gestão conseguimos realizar o nosso trabalho podendo criar a cultura de paz em toda cidade”, contou.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários