Defesa Civil entra em alerta e aciona sirenes na noite deste domingo, em Petrópolis
Alarme foi disparado no Buraco do Sapo. Clube Boa Esperança está aberto para receber os moradores. Duas equipes da Defesa Civil estão no local dando suporte à população.
Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias está em alerta devido à previsão de chuvas fortes nesta segunda-feiraReprodução/Defesa Civil
Por Ney Freitas
Petrópolis - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias acionou a sirene no Buraco do Sapo na noite deste domingo. O clube Boa Esperança, ponto de apoio do bairro, está aberto para receber os moradores. Duas equipes da Defesa Civil estão no local dando suporte à população.
O acumulado na localidade foi de 16,8 milímetros em apenas quatro horas, segundo os pluviômetros do Inea. Segundo a classificação, a chuva teve estado moderado, mas, somada às fortes de chuvas de Teresópolis, fez com que o Rio Cuiabá transbordasse. A chuva é contínua na região desde à tarde.
O Gentio também conta com uma sirene, mas não foi necessário o acionamento, já que o nível do Rio Santo Antônio está dentro da normalidade. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa da previsão de chuvas fortes também nesta segunda-feira.
Publicidade
Todo o contingente de 52 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.
Segundo informações, a chuva e os ventos fortes que passaram rapidamente pela cidade na noite deste domingo causaram prejuízos na serra de Petrópolis derrubando árvores e abrindo buracos nas pistas de descida da estrada. Equipes da Concer, a concessionária que administra a rodovia, estão, neste momento, liberando um trecho da pista na altura de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, após a queda de duas grandes árvores na BR-040. O trânsito está lento no local.