CMO vêm realizando atendimentos e baixando, significativamente, a quantidade de pacientes que aguardavam pela realização de exames - Divulgação
CMO vêm realizando atendimentos e baixando, significativamente, a quantidade de pacientes que aguardavam pela realização de examesDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Com apenas três meses após sua inauguração, o Centro Municipal de Ortopedia (CMO) vêm realizando seus atendimentos e baixando, significativamente, a quantidade de pacientes que aguardavam pela realização de exames de ortopedia na cidade.
A demanda de pacientes para os procedimentos eletivos se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro deste ano, quando todas as ações tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19 na cidade.
Publicidade
Do total de 6.500 pacientes desta demanda, mais de 5 mil já foram atendidos na unidade e vêm recebendo a atenção necessária por parte da equipe médica especializada do CMO. Somente no mês de setembro, 730 pessoas foram devidamente atendidas e avaliadas pelas equipes médicas locais.
A unidade trabalha, hoje, com dois médicos ortopedistas em revezamento entre os turnos da manhã e tarde. O Centro Municipal de Ortopedia foi inaugurado com o objetivo de absorver a demanda de pacientes que aguardavam desde março deste ano pelo atendimento, devido à pandemia do novo coronavírus.
Publicidade
O CMO não abriu novas agendas, justamente para que todos os pacientes que esperavam pelas consultas e exames pudessem ter prioridade nos atendimentos. A unidade vem entrando em contato diariamente com todos os pacientes que já estavam agendados para reagendar o comparecimento aos procedimentos, mantendo sua capacidade ainda em 30% devido às medidas impostas para que seja evitada a disseminação da COVID-19 no município.
Após futura normalização, e aumento de sua capacidade de atendimento, o Centro Municipal de Ortopedia vai acolher a cerca de 4 mil pacientes todos os meses.
Publicidade
A unidade conta com salas de gesso, três consultórios e sala de procedimentos, além de ser o único local de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar procedimentos com ácido hialurônico, possibilitando melhora importante aos quadros graves e evitando procedimentos cirúrgicos em casos mais simples. O atendimento do CMO é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.