Bernardo Rossi acompanha funcionamento do terminal de transbordo de lixo
Sistema no bairro Duarte da Silveira opera de forma ambientalmente adequada
Prefeito Bernardo Rossi visitou local de transbordo de lixo que fica no bairro Duarte da SilveiraReprodução
Por O Dia
Petrópolis - O prefeito Bernardo Rossi visitou nesta segunda-feira o transbordo de lixo que passou a operar de forma totalmente adequada no início deste ano. O detrito que é coletado em toda cidade não é mais depositado no chão: todo resíduo sai dos caminhões direto para as carretas que fazem o transporte para o aterro de Três Rios.
Toda a operação do transbordo ocupa apenas cerca de 1,5 mil m² da área total do terreno, que fica no km 79 da BR-040, no bairro Duarte da Silveira. A obra que foi feita no local é um muro de contenção que criou um andar superior, para onde vão os caminhões com o lixo coletado, enquanto as carretas ficam na parte de baixo, que agora é impermeabilizado.
Publicidade
O detrito é despejado direto nas carretas. Antes, e pelo período de 20 anos, era necessário depositar os resíduos no chão e depois colocar nas carretas, operação que não é mais realizada.
prefeito Bernardo Rossi visitou nesta segunda-feira o transbordo de lixo que passou a operar de forma totalmente adequada no início deste anoReprodução
“Considero essa uma obra de extrema importância feita em minha gestão. Quando nós assumimos o governo, tivemos que resolver diversos problemas e o lixo era um deles. O local era potencialmente um enorme problema ambiental, acompanhado pelo Ministério Público, que foi um grande parceiro para resolver essa situação. Agradeço demais o empenho da PDCA nessa obra. Ver esse local hoje funcionando de forma totalmente sustentável, com placa solar, reflorestamento, gera uma grande satisfação. Quando olhamos para o passado e vemos um problema de 20 anos resolvido, eu fico muito feliz e satisfeito”, destacou Bernardo.
A área inferior recebeu a impermeabilização com uma camada de 16 centímetros de concreto. O espaço onde é feito o despejo do lixo tem uma cobertura para impedir o contato de águas pluviais e também uma tela para evitar que o vento arraste resíduos para a rodovia. Foi implantado um sistema de drenagem em todo terreno. Também há placas solares para gerar energia para o sistema de iluminação.O local também está recebeu o plantio de cerca de 1,5 mil mudas de espécies nativas, com um ipê plantado no local onde mais era despejado, no centro do terreno. O objetivo é deixá-lo como um marco da mudança radical do terreno, que agora respeita por completo o meio ambiente.
Na visita também estavam presentes o vice-prefeito, Baninho; o secretário de Meio Ambiente, Fernando Fortes; e a secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo; além do diretor da PDCA, Jefferson Barreiros.