Instalação de lâmpadas de LED continua em toda a cidade
Instalação de lâmpadas de LED continua em toda a cidade Divulgação/Ascom
Por O Dia
Petrópolis - A instalação de LED na Vila Francisco, que fica na Estrada da Serra Velha, no Meio da Serra, teve continuidade nesta quinta-feira (27). O serviço começou ontem (26) e vai colocar, em toda a região, 34 luminárias em substituição às lâmpadas de vapor de sódio. A mudança é realizada pelo Departamento de Iluminação Pública da prefeitura, ligado à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP).
Nesta semana, o trabalho foi concluído na rua Álvaro Machado, no São Sebastião, local onde foram colocadas 24 luminárias. Na semana passada, o governo municipal fez a instalação de LED na rua Dr. Paulo Hervê, no Bingen. Ao todo foram colocadas 49 luminárias.
Publicidade
Neste ano, além desses locais, o executivo fez esse trabalho na Castelânea, Alto da Serra, Duarte da Silveira, Secretário, Retiro, Araras e Pedro do Rio. “Estamos investindo para melhorar os serviços oferecidos para a população da nossa cidade”, explicou o prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes.
O programa de eficientização do governo municipal busca padronizar e uniformizar a iluminação pública em todo o município. O estudo levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para cada tipo de rua.
Publicidade
A tecnologia de luz de LED possibilita menor necessidade de manutenção - as lâmpadas possuem possuem mais durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil horas.
"É importante ressaltar que, após a troca para o LED, são retirados os braços de sustentação e reatores antigos. Esses equipamentos, quando ainda podem ser reaproveitados, passam por reciclagem e limpeza. É uma forma de reaproveitarmos o equipamento e ainda aumentar a oferta para a população”, explicou a secretária da SSOP, Karina Bronzo.