Vacinação que será realizada neste sábado (24) será feita de maneira excepcional, de forma a garantir a utilização imediata das doses recebidas nesta semanaDivulgação/Ascom

Petrópolis - Com a chegada de um novo lote de imunizantes contra COVID-19 - com cerca de 3,8 mil doses da vacina - nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Petrópolis ampliou a vacinação para as pessoas a partir de 39 anos.
Para dar celeridade à imunização, o cadastro foi aberto nesta sexta (23), com vagas disponibilizadas exclusivamente para o dia seguinte (sábado, 24)) em quatro diferentes pontos: o Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro; a Faculdade Arthur Sá Earp (Fase), na Av. Barão do Rio Branco; e as UBSs Itamarati e Quitandinha, que também abrem as portas para a vacinação das 9h às 16. A vacinação dos demais públicos seguirá sendo realizada também nos demais pontos, nas outras datas, sempre mediante cadastramento prévio no site da prefeitura.
Publicidade
“Todos os esforços estão sendo feitos para garantirmos a imunização dos petropolitanos o quanto antes. Assim que recebemos novas doses, imediatamente lançamos as novas vagas no cadastro. Com a abertura destes quatro pontos no sábado, será possível iniciarmos imediatamente a aplicação das vacinas que estamos recebendo, começando a imunizar pessoas de 39 anos”, explicou o prefeito interino, Hingo Hammes.
A Secretaria de Saúde lembra que a ação realizada no sábado será feita de maneira excepcional, de forma a garantir a utilização imediata das doses recebidas, atendendo pessoas a partir de 39 anos. Isso porque já havia pessoas das demais faixas etárias cadastradas para se vacinarem nos demais postos que também funcionarão neste sábado.
Publicidade
À medida em que novas vagas forem preenchidas, haverá também opção de agendamento da vacinação para a próxima semana, até o número total de doses recebidas. A partir daí, novas vagas serão disponibilizadas após o recebimento de novas remessas de imunizantes ou com o não comparecimento ou desistência de pessoas já cadastradas (as vagas dos dois últimos casos são novamente disponibilizadas no sistema diariamente).
O secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho lembra que as quatro unidades onde a ação acontece abrirão as portas somente neste sábado, mas adianta que a Secretaria já organiza para a próxima semana o aumento do número de pontos de vacinação.
Publicidade
“Petrópolis está pronta para ampliar a vacinação a medida que recebermos lotes maiores de vacinas. As equipes do setor de Imunização da Vigilância em Saúde, assim como o departamento de Planejamento e todos os demais setores da Secretaria de Saúde, envolvidos na vacinação estão trabalhando para que possamos ampliar os pontos de atendimento, de forma que a vacinação siga sendo realizada de forma ágil e organizada”, explicou Aloisio.