Posto especial do Maracanã será reabertoFoto: Divulgação / Mauricio Bazilio

Rio - O Estado do Rio registrou mais três mortes pela variante Delta, nesta quinta-feira. Nesta tarde, havia apenas a notificação de um óbito de um homem de 50 anos, morador de Duque de Caxias. À noite, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais três mortes: 
- mulher de 73 anos, moradora de São João de Meriti;
Publicidade
- mulher de 43 anos, também moradora de São João de Meriti;
- homem de 53 anos, no qual o município ainda está sob investigação.
Publicidade
Ainda segundo a pasta, o Rio tem um dos maiores programas de vigilância genômica da covid-19 de todo o Brasil. Na última rodada, quando 380 amostras foram analisadas, os dados mostraram que aproximadamente 78% eram da variante P.1 (Gama/Brasil) e cerca de 16% da variante B1.617.2 (Delta).
Dessa forma, é possível afirmar que foi identificada circulação da variante Delta no estado. A variante P.1 ainda continua sendo a mais frequente.
Publicidade
A SES ressaltou que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social. A quarentena de 14 dias é fundamental para qualquer pessoa com sintomas e/ou diagnóstico da doença, qualquer que seja a variante.
Além disso, é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a covid-19. Estudos mostram que as vacinas hoje disponíveis no Brasil são eficazes contra a variante Delta, principalmente quando há a aplicação das duas doses do esquema vacinal.