Petrópolis - A taxa de ocupação de leitos para pacientes com COVID-19 no Sistema Único de Saúde nesta sexta-feira (8) se manteve em 3,33%, com um paciente internado em leito clínico da rede SUS. A UTI COVID na rede SUS também se mantem em 7,58% de ocupação, com cinco pacientes internados em leitos SUS.
Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 15 pacientes internados na cidade: sendo dez em UTIs, cinco na rede SUS e cinco na rede particular, e cinco em leitos clínicos - apenas um na rede pública. Um óbito foi inserido na base de dados do município nesta sexta-feira.
A Secretaria de Saúde verificou que o número de pacientes internados em leitos COVID-19 em hospitais privados é menor do que o contabilizado nos últimos dias. Isso foi verificado a partir de uma atualização nesta sexta-feira (8) na base de dados referente a informações enviadas pelas unidades particulares, o que gerou uma queda significativa no número de pacientes internados na rede particular. A Secretaria lembra que os dados, no entanto, não interferem no percentual de ocupação divulgado, uma vez que a taxa de ocupação considera apenas os leitos da rede pública.
Até agora foram realizados no município 201.380 testes para COVID-19, com 48.979 resultados positivos e 152.033 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.531 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.