Prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, entregou nesta segunda-feira (22) o novo espaço da Central de LibrasDivulgação/Ascom
O evento contou a participação do prefeito Hingo Hammes, do secretário de Assistência Social, Hugo Bento; da Coordenadora de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira; e dos vereadores Gilda Beatriz e Gil Magno.
“Um equipamento público que garante os direitos de cidadão, possibilitando atendimento necessário e qualificado. A Central de Libras foi reestruturada e conta, agora, com locais onde poderão ser realizados outros serviços como cursos de libras. Inclusive, para os servidores municipais, as inscrições para esse curso já estão abertas”, disse Hammes, lembrando que a Central possui, ainda, veículo próprio: “Para apoio total do serviço ofertado à comunidade”.
Os ajustes também foram realizados pensando no melhor para os servidores que atuam na Central. “O prefeito Hingo Hammes pediu uma atenção especial para esse equipamento e percebemos a necessidade de um local melhor equipado para o atendimento diário, acolhedor e com uma estrutura que atenda às necessidades das pessoas que atuam na Central”, confirmou o secretário de Assistência Social, Hugo Bento, que também explicou o funcionamento do serviço de plantão, via whatsapp.
Após o horário de atendimento presencial, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza o serviço de plantão, 24 horas via atendimento por mensagens. Se for necessário, o técnico/interprete vai de encontro ao solicitante para ajudá-lo. Tudo foi pensado para oferecer o máximo de auxílio para a comunidade”, completou Hugo Bento.
Para a coordenadora de Relações Institucionais da prefeitura, Fernanda Ferreira, o evento marcou a entrega de um espaço verdadeiramente dedicado à comunidade: “No meu coração, neste momento comemoramos a inauguração da central. Não é apenas uma sala, é todo um espaço dedicado a esse público, com várias possibilidades, não só de atendimento, mas de acolhimento. Isso nunca existiu, não dessa forma tão ampla e com uma estrutura desse porte”.
A central de libras também pode ser acionada para outras ações junto às unidades de saúde ou audiências judiciais, além de serviço junto às delegacias e interpretação em atendimento médico. Futuramente, a Central irá oferecer, também, cursos de aperfeiçoamento e técnicos, como barbearia.
“Estou emocionada. É uma luta de muitos anos ter um espaço verdadeiramente funcional”, comentou a vereadora Gilda Beatriz. “Honra enorme participar de um momento como esse, em que a nossa cidade ganha uma central com tantos benefícios para a comunidade”, afirmou o vereador Gil Magno.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.