Curso foi voltado para os agentes do setor de Vigilância Sanitária de Porto Real.Regiane Real

Agentes da Vigilância Sanitária de Porto Real receberam na semana passada uma capacitação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para manejo do sistema estadual de castração de animais. O município recebeu 500 vagas de castração que serão usadas para atender uma fila de espera já existente. Para isso será articulado um cronograma de atuação para atender os moradores inscritos na fila. O curso também foi voltado para profissionais de Quatis, Pinheiral e Itatiaia.
Os moradores poderão realizar a castração de forma gratuita de um animal por mês (cão ou gato). Além disso, o programa ainda contemplará os protetores de animais em situação de rua, que terão um número maior de vagas para castração. De acordo com o assessor da secretaria de Estado, Thiago Azevedo, até a próxima quarta-feira (13), o sistema já estará disponível para o cadastramento dos animais de Porto Real. “Após a montagem do sistema e o alinhamento com a clínica responsável, o município já pode realizar a castração dos animais. É importante destacar que em Porto Real o projeto será administrado pela vigilância sanitária, mas cada cidade terá sua própria administração”, finalizou.
Segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse, a castração traz diversos benefícios como a prevenção de doenças, melhora no comportamento, diminuição do risco de fuga e o aumento da expectativa de vida dos animais. Para mais informações, os moradores podem ligar para a Vigilância Sanitária através do telefone (24) 3353-4201.