Quissamã tem cinco candidatos à prefeito. Os principais desafios da cidade é sobreviver em dependência dos royalties - Divulgação
Quissamã tem cinco candidatos à prefeito. Os principais desafios da cidade é sobreviver em dependência dos royaltiesDivulgação
Por O Dia
Com pouco mais de 25 mil habitantes,Quissamã, cidade do Norte Fluminense, está bem colocada na faixa de desenvolvimento e tem números promissores: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) passou de 0,406, em 1991, para 0,704, em 2010. Isso implica um crescimento de 73,40%. O índice que mais cresceu em termos absolutos foi educação (mais 0,421), seguida por renda e por longevidade. E são justamente esses três pontos que o candidato à prefeitura deve centrar esforços caso seja eleito.

A cidade do Norte Fluminense tem na sua história, datada demeados do século XVII, o seu principal trunfo: a outrora produtora de cana de açúcar, hoje tem nos royalties do petróleo, extraído da Bacia de Campos, a sua principal fonte de receita.

E as eleições em Quissamã prometem ser acirradas. É importante destacar que o primeiro turno para 15 de novembro e o segundo, para 29 de novembro. Nesta matéria, o jornal O DIA publica o perfil dos cinco candidatos que disputam o cargo de prefeito.

Um pouco de história
A região - que compreende as terras entre Macaé e o cabo de São Tomé - onde hoje é a cidade foi doada por Martim de Sá aos chamados Sete Capitães, militares portugueses que lutaram na expulsão dos franceses da baía de Guanabara.

A cultura da cana de açúcar fez com que Quissamã chegasse a ter sete engenhos de médio porte em suas fazendas. O açúcar produzido era transportado em carros de boi a Macaé, e daí por barco ao Rio de Janeiro. Mas essa época dourada desapareceu. Somente em 1989, com a emancipação da cidade e em seguida o seu reconhecimento como município, Quissamã retomou o seu desenvolvimento.

De acordo com o IBGE, em 2015, o salário médio mensal era de 3 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 16,9%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 11 de 92 e 53 de 92, respectivamente.

Confira os candidatos
Publicidade
Armando Carneiro (PSC)
O agrônomo, Armando Carneiro, de 60 anos, que governou Quissamã entre 2005 e 2012, é o primeiro da lista em ordem alfabética. Já foi candidato a prefeito três vezes, em Carapebus, além de ter ficado como suplente na última eleição para Deputado Estadual. Armando é o candidato da coligação Reconstruir Quissamã formada pelos partidos PP, PSL, PSC e PSDB. Seu vice é o Marcos da Loja.
"Quando fui prefeito, o desenvolvimento da agricultura também era nossa prioridade. Na época, Quissamã conseguiu tratores e motoniveladoras para que os agricultores da cidade pudessem gerar mais renda para sua família, promovendo um grande avanço para nosso agronegócio", disse.

Djamim Ferreira (PRTB)
Aos 53 anos, o Técnico em Agronomia e Agrimensura, Djamim Ferreira já disputou a eleição no último pleito para prefeito e agora retorna com esse objetivo. Sua candidatura é apoiada pela coligação Renova Quissamã formada pelos partidos PRTB e Solidariedade. Sua vice é a comerciante Zanza.
"Eu Djamim Ferreira vou assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Eu defendendo a dignidade, bem-estar e o direito à vida! Sou ficha limpa, nunca dependi de poder público e me comprometo a fazer uma gestão clara, sem corrupção e para todos", destacou.

Doutor Leandro (Avante)
O advogado, Doutor Leandro, de 38 anos, é o nome novo na cidade. Nunca veio candidato a nenhum cargo e agora registrou sua candidatura pelo Avante. "Vou buscar, com a minha futura candidatura, lutar pela justiça social e cidadania em nosso município. Minha campanha será pautada na exposição clara dos meus objetivos, sem atacar ou denegrir a imagem de nenhum outro oponente. Buscarei permitir aos inúmeros cidadãos quissamaenses a oportunidade de se libertarem da dependência econômica em face do poder público que os aflige", informou Leandro.

Fátima Pacheco (DEM)
A atual prefeita da cidade, Fátima Pacheco, de 55 anos, também está na disputa querendo sua reeleição. Sendo a única mulher, na disputa, ela conta com o apoio da maior coligação Quissamã de todos nós formada pelos partidos MDB, PL, DEM, Republicanos e PT. Seu vice é o Marcelo Batista.
"Eu acredito que a política é eficaz quando vai além dos números e alcança a vida dos cidadãos, proporcionando felicidade. Mas vocês podem me perguntar, "que felicidade é essa, Fátima?". Ela acontece quando vidas são mudadas a partir de projetos sociais ou por oportunidades de emprego ou estudos. Você já viu a alegria nos olhos de uma mãe que viu seu filho deixar as drogas porque políticas públicas de algum modo chegaram até ele? Eu já!" ressaltou a candidata.

Manel da Ótica - (Podemos)
O Podemos decidiu que Manel da Ótica (Emanuel de Souza), de 59 anos, será o candidato a prefeito pelo partido. Essa é sua primeira vez em uma disputa eleitoral e conta com o apoio do vice Jeneildo Para.
"'Não pare até se orgulhar'. Essa frase simboliza tudo aquilo que queremos. Uma campanha limpa e coerente para se orgulhar, um projeto de governo para se orgulhar, uma cidade para seu povo se orgulhar cada dia mais e uma verdadeira mudança feita pelo verdadeiro novo", finalizou o candidato.