Para a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, "garantir o desenvolvimento humano e a cidadania", são os pilares que sustentam o Programa.Foto: Divulgação.

QUISSAMÃ - O Programa Cartão Reforma, da prefeitura de Quissamã, já beneficia a 40 famílias em situação de vulnerabilidade, no Município. Nesta primeira etapa, a expectativa é que sejam contempladas cerca de 120 famílias, com o investimento de aproximadamente R$ 600 mil, alocados com recursos próprios da Prefeitura. O cartão tem o valor de compra (saldo) estipulado a partir do sumário social, elaborado com base na visita técnica realizada pela equipe da Habitação, podendo chegar ao teto de R$ 5 mil, por família, com destinação exclusiva à compra de itens de construção civil, no comércio quissamaense.
Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Habitação, além de melhorar as condições de moradia dos contemplados, o programa incentiva o comércio e estimula a utilização da mão de obra local. O objetivo é auxiliar famílias em vulnerabilidade, na aquisição de material de construção para a reforma de moradias, visando não só a melhoria das condições de cada residência, como também o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Para a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, “garantir o desenvolvimento humano e a cidadania”, são os pilares que sustentam o Programa: “é importante garantir desenvolvimento humano, cidadania; investir nas pessoas por meio de políticas públicas criteriosas e responsáveis é um exercício diário”, avaliou a prefeita.
Entre os primeiros 40 contemplados, Angélica Pinto, moradora do Centro, relata que a casa onde reside com o marido e os dois filhos, um menino de quatro anos, e uma menina de cinco, já é um exemplo da mudança que o investimento feito pela Prefeitura pode proporcionar. Segundo ela, foi possível conter as infiltrações nas paredes da casa: “os meus filhos não apresentam mais os problemas respiratórios que tinham. Também está sendo possível recuperar a parte elétrica. É importante ter a possibilidade de entrar na loja de material de construção e escolher os itens do meu gosto”, comemorou a moradora.
Proprietária de uma das lojas de material de construção cadastradas no Cartão Reforma, a comerciante Cleide Lima, estabelecida no bairro Piteiras, relata que o volume de vendas aumentou: “sem dúvida, as vendas apresentaram crescimento. Além de tudo, é uma satisfação observar a felicidade dos clientes que utilizam o cartão na hora da compra”, avaliou.
A coordenadora Especial de Habitação, Rosane Barros, relata que visitas de acompanhamento aos contemplados são realizadas para que todas as etapas do programa sejam realizadas com êxito: “gradativamente observamos as melhorias nas moradias, e na qualidade de vida dessas
famílias”, destacou.
Confira a lista dos estabelecimentos credenciados
Bazar do Matias
Rua Haroldo Reis - nº 103
Bairro Matias
Costa Empreendimentos
Rua Edval Barcelos - nº 432
Bairro Caxias
Inovação
Rua Visconde de Ururaí - nº 388
Bairro Centro
Martins Material de Construção
Av. Francisco De Assis Carneiro Da Silva - n º 1184
Bairro Piteiras
Material Construção Raio de Luz
Rua Frei Fabiano - n º 111
Bairro Centro
RM Materiais de Construção
Rua Augusto de Carvalho - nº 524
Bairro Caxias
Vidraçaria Vidro Forte
Av. Francisco de Assis Carneiro Da Silva - nº 168
Centro
Bazar Único
Av. Francisco Manhães Boa Morte - nº 428
Barra do Furado