O convênio entre o município de Carapebus e a JUCERJA que implementa a informatização de alvarás, foi assinado no dia 28 de dezembro passado, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

CARAPEBUS - Carapebus, no Norte Fluminense anunciou nesta quinta-feira (13) a implantação de um sistema on-line que oferecerá aos empreendedores locais que exercem atividades consideradas de baixo e médio risco segundo a Lei de Liberdade Econômica, a possibilidade de receber seu alvará de funcionamento de forma digital.

A plataforma REGIN está disponível graças à uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Segundo a prefeitura, a adoção do sistema online desburocratiza o processo para as empresas de Carapebus, uma vez que não é necessário o atendimento presencial e concentra demandas de diferentes secretarias em um único processo.

A medida conferirá autorização automática para as empresas de Carapebus iniciarem suas atividades sem a necessidade de protocolo presencial. O convênio entre o município e a Jucerja foi assinado no dia 28 de dezembro passado, no Rio de Janeiro, com a presença do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da cidade, Jefferson Viana, e os diretores da junta comercial.

Sobre o Regin

O Sistema de Registro Integrado - REGIN é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras) com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração de Empresas.

O pedido de Viabilidade, ou Consulta Prévia, é um conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes da Jucerja que proporciona ao empresário uma consulta antecipada a estas instituições para verificar a viabilidade da implantação de cada empresa. Para maiores informações, basta acessar a plataforma:(clique aqui para acessar).