Secretaria de Fazenda reestrutura setores para oferecer novos serviçosFoto: SECOM / Rio Bonito

Rio Bonito - Uma boa notícia para os moradores de Rio Bonito. A secretaria de Fazenda e Finanças está sendo reestruturada e passou a funcionar em dois setores distintos para atendimento ao público. No Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, agora fica a parte administrativa da Secretaria de Fazenda, composta pelos setores de Contabilidade, Empenho, Tesouraria e Gabinete do Secretário, onde, futuramente, se juntarão os setores de Cadastro Imobiliário e Mobiliário, Fiscalização (Atividades Urbanas e Tributária) e Cobrança Administrativa Amigável que serão responsáveis pelas análises e andamento dos processos administrativos permitindo mais eficiência e agilidade.
Já no antigo prédio da prefeitura no Centro, ficarão apenas todos os serviços de atendimento aos contribuintes, que terão o foco na orientação e fornecimento de guias de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), ISS, Alvará, cadastro imobiliário, orientação fiscal, entre outros.
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Essas mudanças fazem parte do projeto de desburocratização dos serviços públicos oferecidos pelo município, que já implantou a emissão de Alvará Eletrônico e em breve evoluirá para o Alvará Automatizado que permitirá a liberação em tempo real de novas empresas, sem abertura de processo administrativo e sem que o contribuinte precise se deslocar de sua casa ou escritório para a prefeitura.
Segundo o secretário de Fazenda, Marco Aurélio Correia Alves, a prefeitura de Rio Bonito já vem atualizando o Cadastro Mobiliário do município, visando combater a evasão e a sonegação fiscal. Além disso, modificou no inicio do ano a forma de distribuição dos carnês do IPTU, para evitar aglomerações durante a pandemia e facilitar o acesso dos contribuintes mais distantes.
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“Depois de fazermos uma análise dos nossos serviços, resolvemos dividir a secretaria de Fazenda e Finanças em duas áreas: administrativa e atendimento ao público para dar mais celeridade aos trâmites internos, mas mantendo a praticidade no atendimento à população. Com essas mudanças, vamos conseguir ter mais agilidade e eficiência na parte administrativa, principalmente na celeridade de análise de processos visto que não haverá atendimento no centro administrativo. E, quanto à área de atendimento terá seu foco na orientação do munícipe, a fim de buscar meios de solucionar todas as suas demandas, e futuramente também será modernizada”, afirma o secretário de Fazenda.
 Agendamento e Pagamento Online – Ele também explicou que o atendimento no antigo prédio da prefeitura, no Centro, continua e será futuramente modernizado, ganhando layouts mais ágeis e eficientes que aceitem os agendamentos de atendimentos e atendimentos por canais virtuais, além de permitir os pagamentos em tempo real, via PIX e cartão de crédito. Isso permitirá agilidade na regularização de dívidas e emissões de documentos fiscais. O objetivo dessas mudanças é garantir facilidade no contato com o munícipe e, em breve, que as pessoas possam fazer suas demandas sem sair de casa ou escritório, mas se necessário, efetuar o agendamento desse atendimento tendo assim mais conforto e segurança.
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“Estamos nos preparando para implantar os agendamentos e pagamentos online. Vamos aproveitar as ferramentas disponíveis no mercado para modificar o sistema para que o contribuinte tenha essas demandas via web. Nosso objetivo é que possamos aplicar aos poucos uma gestão de atendimento, modernizando as relações a fim de atender as demandas de forma mais simples e mais ágil”, garante Marco Aurélio.
Outra novidade é que secretaria de Fazenda e Finanças vai ocupar somente o primeiro andar do antigo prédio da prefeitura. Os demais andares serão ocupados pela secretaria de Turismo e Cultura e pela biblioteca municipal.