Percorrendo brevemente a trajetória das tecnologias da comunicação desde os mitos e da filosofia grega até a revolução da internet, o autor comenta os episódios fundamentais da cultura, como o IluminismoDivulgação

Por O Dia
Rio das Ostras - O jornalismo brasileiro passou por grandes mudanças a partir das Jornadas de Junho de 2013. Com o livro “A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas”, Marcello Riella Benites aponta possíveis causas dessas transformações, que incluem o fortalecimento das narrativas midiáticas independentes e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs).

Marcado para esta terça, 29, às 18h, pelo YouTube, o lançamento, que conta com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, terá mesa-redonda com o autor, que é mestre e doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), de Campos de Goytacazes (RJ).

Formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ), Benites mora em Rio das Ostras e tem contribuído com as lutas e reflexões sobre o exercício da profissão nesta cidade e nos arredores. Jornalista concursado da Assessoria de Comunicação da Câmara de Macaé, membro atuante do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, o autor integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Regional da Faculdade Salesiana.

Com quase 30 anos de experiência profissional, ele teve coragem de olhar o próprio ofício de forma crítica. Ao mesmo tempo que mostra a identidade frágil da categoria, comprova que é possível reinventar o jornalismo, conciliando antigos e novos tipos de narrativas. O livro, no entanto, não é apenas para iniciados no tema, mas atraente e acessível a todos os interessados.

“Benites, com um texto fluido e bem construído, traz uma importante contribuição ao debate sobre as narrativas midiáticas independentes. O livro não só lança luz sobre questões em torno da crise de identidade do jornalismo

profissional, mas também dá pistas para entendermos o atual momento”, explica o jornalista e professor da Uerj e UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, na apresentação da obra.

MÍDIA NINJA – Tudo parte de um questionamento: como os jornalistas formados e atuantes nos veículos tradicionais receberam, em 2013, a grande novidade das narrativas independentes, em especial da Mídia Ninja? A partir de artigos publicados no site Observatório da Imprensa, pioneiro na crítica da mídia no país e naquele período ainda liderado por Alberto Dines (1932-2018), a publicação analisa o discurso desses profissionais sobre os "Ninjas".

Com base na Análise de Discurso (AD) de origem francesa, o pesquisador mostra como os jornalistas receberam as novidades trazidas pela Mídia Ninja. E faz isso de forma didática, possibilitando que todos possam entender o assunto. O livro, aliás, oferece um primeiro aceno introdutório à AD, metodologia que une marxismo, linguística estrutural e psicanálise.
LANÇAMENTO

Data: 29 de junho, terça-feira

Horário: A partir das 18h

Participações: Mesa-redonda com o autor e os professores universitários e jornalistas Marcelo Kischinhevsky (UFRJ/Uerj), Sérgio Arruda de Moura (PGCL - Uenf) e Simone Barreto (Uenf/Uniflu).

Local: Canal do Yotube da Rede Unidade e Resistência pelo link https://www.youtube.com/watch?v=7yloLcw1dMs.

FICHA TÉCNICA

Livro: A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas

Autor: Marcello Riella Benites

Número de páginas: 195

Editora: Appris

Ano de publicação: 2021