Rio - Dois menores de idade foram detidos em flagrante vendendo quatro filhotes de jabuti, na noite desta segunda-feira, em frente à estação do metrô de São Cristovão, na Zona Norte do Rio. A operação, organizada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), foi planejada a partir de denúncias de usuários do metrô que passavam pela passarela de acesso a estação.
De acordo com a secretaria, os filhotes se encontravam em estado precário de saúde, maltratados e debilitados, dentro de caixotes de papelão, debaixo de sol forte e sem qualquer tipo de proteção, água ou comida.
Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), disfarçados de compradores, abordaram os menores, com idade de 15 e 17 anos, moradores de São João de Meriti, que informaram já terem vendido 16 filhotes de jabuti por R$ 50 cada.
Os menores infratores foram conduzidos a 17ª DP (Maracanã), onde foram liberados após a chegada dos responsáveis. Os jabutis foram encaminhados para receber cuidados médicos no Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. Após o período de recuperação, os animais serão devolvidos à natureza.
Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a venda, exposição, caça ou captura de espécimes de fauna silvestre é crime ambiental com pena prevista de seis meses a um ano, além de aplicação de multa.




