Por gabriela.mattos

Rio - Alunos dos colégios estaduais Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, e Gomes Freire de Andrade, na Penha, foram recebidos nesta terça-feira pelo secretário de Educação, Antonio Vieira Neto. Segundo a secretaria (Seeduc) ficou decidido que, após a suspensão dos movimentos, o órgão irá conversar com as direções das escolas para organizarem grêmios estudantis e fortalecerem os conselhos escolares.

Uma das reivindicações dos estudantes é em relação ao currículo. Nas duas escolas, os alunos têm pedido ensino de matérias como filosofia, sociologia e geopolítica. Segundo a Seeduc, há uma discussão nacional em andamento, que prevê a elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular. Os estudantes combinaram com o secretário de avaliar as propostas e dar um posicionamento até sexta-feira.

Segundo o Movimento Ocupa Gomes, que organiza a permanência dos estudantes no Gomes Freire de Andrade, mais colégios poderão aderir às ocupações, se o estado for passivo diante das reivindicações. “Esse é só o ponto inicial de um grande acontecimento na rede estadual”, afirmou em nota. As duas ocupações têm recebido apoio do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), que organiza uma manifestação para hoje, às 10h, na Praça XV.

Você pode gostar