Por gabriela.mattos
Cheryl defendou a participação da sociedade na retomada da economiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Rio - Mais do que identificar vocações e oportunidades, o segundo Encontro do Mapa Estratégico do Comércio, realizado pelo Sistema Fecomércio RJ, iluminou mentes. De acordo com a organização do evento, mais de 40 propostas estratégicas foram apresentadas pelo público que prestigiou os dois dias de conferências.

Acadêmico da área de Recursos Humanos, Fábio Kaiser, 29 anos, se confessou inspirado e motivado, pelos palestrantes que participaram dos painéis, para propor sugestões para o desenvolvimentos dos negócios na sua cidade. “Raramente temos oportunidade de ver pessoas de tão alto nível na nossa região. Temos que agarrar a oportunidade e absorver o máximo possível”, afirmou Kaiser.

Ele disse que apresentou propostas para ordenamento urbano e gestão empresarial, com base no que observa no cotidiano de Miguel Pereira, onde vive. “A gente vai analisando a cidade, vê as necessidades e tem ideias. Essa é uma oportunidade de repartir propostas. O importante é colaborar”, diz.

A participação de toda a sociedade, especialmente de gestores públicos e comerciantes, no processo de retomada da economia brasileira foi defendida pela gerente jurídica do Sistema Fecomércio, Cheryl Berno. “Temos que estar mobilizados, como estamos: Fecomércio, o sistema, entidades representativas, sindicatos, porque é assim que vamos conseguir jogar luz sobre nosso problemas” disse Cheryl.

E não faltou espaço para a mobilização. As mais de 300 pessoas que estiveram no encontro tiveram à disposição uma plataforma que permite a participação de todos os atores do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo da região na construção das propostas que materializarão os objetivos do Mapa Estratégico do Comércio.

Formulado junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Mapa reúne dados socioeconômicos das regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana).

Três Rios será a próxima

Nesta sexta-feira, último dia do Encontro Mapa Estratégico do Comércio também foram debatidos tópicos como “financiamento empresarial” e “desburocratização e empreendedorismo”. Os próximos encontros regionais do Mapa do Comércio seguem até 29 de julho. Estão programadas reuniões em Três Rios (28/4), também para tratar da região Centro Sul; em Volta Redonda (5/5), Barra do Piraí (12/5), Valença (19/5) e Barra Mansa (2/6), sobre a região do Médio Paraíba;

A reunião sobre a região Noroeste será em Itaperuna (16/6); a região Norte será debatida em Macaé (29/6); a região Serrana terá dois encontros, em Petrópolis (6/7) e Teresópolis (13/7). Em Cabo Frio (21/7) e em Rio das Ostras (28/7), o tema será a região da Baixada Litorânea; por último será a vez de empreendedores da Região Metropolitana que terão dois encontros, em Niterói (25/8) e no Rio de Janeiro (1º/9), encerrando a rodada.

Você pode gostar