Por gabriela.mattos

Rio - A fim de aumentar o patrulhamento policial em Laranjeiras e bairros vizinhos, moradores lançaram o projeto ‘Laranjeiras Sorri’, uma campanha de ‘vaquinha’ virtual para comprar e doar bicicletas ao 2º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança em Laranjeiras, Botafogo, Cosme Velho, Glória, e Flamengo. A meta é arrecadar R$ 4 mil, que seriam convertidos em seis bicicletas e capacetes para a unidade.
Até agora, o projeto arrecadou R$ 530.

Patrulhamento sobre duas rodas aumenta a sensação de segurançaMárcio Mercante / Agência O Dia

O endereço para ajudar a iniciativa (https://www.vakinha.com.br/vakinha/bikes-para-policiamento) ficará disponível até o dia 31 de maio. Os criadores da campanha defendem que, com as bicicletas, os agentes ganharão mais agilidade nas ações e conseguirão cobrir uma área maior de policiamento.

Segundo o portal, os policiais vão passar por um curso específico para aprender o manuseio das bicicletas. Os modelos ainda não foram escolhidos. A organização está em contato com lojas locais e virtuais para pesquisar os preços. A ação está sendo desenvolvida em diálogo com o batalhão.

No grupo do Facebook ‘Relatos de assaltos, violência em Laranjeiras, Flamengo e proximidades’, um morador aprovou a campanha: “Muito boa iniciativa! Uma boa saída para o momento em que vivemos.” A boa recepção, porém, não foi consensual. Uma moradora reclamou do mau uso dos impostos, que, segundo ela, deveriam ser usados para fins como este. “O dinheiro que pagamos nos impostos era para isso, aí roubam o dinheiro dos impostos e pagamos de novo em forma de vaquinha”, lamentou.

Reportagem do estagiário Caio Sartori

Você pode gostar