Por rafael.souza

Rio - Milhares de fiéis lotam desde as primeiras horas da madrugada deste sábado a Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, para as celebrações do 'Santo Guerreiro'. A expectativa, de acordo com os organizadores, é de que mais de 500 mil pessoas participem das comemorações durante todo o dia.

Um palco foi montado do lado de fora da igreja para que o público possa assistir as várias missas que vão acontecer durante todo o dia, além de shows e um teatro em homenagem a São Jorge.

Devotos também lotam a Igreja de São Jorge, na Praça da República, no Centro. "São Jorge foi um exemplo de soldado que viveu a vida cristã, não renunciou a sua fé e morreu mártir. Pode ajudar nos momentos difíceis da cidade e do Brasil”, disse o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta na missa especial celebrada às 12h30.

Fiéis lotam%2C neste sábado%2Ca Igreja Matriz de São Jorge%2C em QuintinoGustavo de Oliveira / Divulgação

A Guarda Municipal do Rio disponibilizou 520 agentes para atuar em turnos nos principais pontos de concentração de fiéis, nas igrejas localizadas em Quintino, na Zona Norte, e na Praça da República, no Centro.

A enfermeira Janaína Souza, de 25 anos, é devota de São Jorge, assim como os pais e avós. “Desde pequenina, venho com minha família homenagear meu santo guerreiro. Ele é meu padrinho, meu protetor, me dá força. Venho todos os anos”, disse Janaína, que pretende fazer, em breve, uma tatuagem com a imagem do santo nas costas.

O avô de Janaína, Júlio Pereira de Souza, de 72 anos, também não perde as festividades. “Faço questão de chegar de madrugada e não perder nada. Só ele, com sua espada de Ogum [orixá cultuado no candomblé, que corresponde ao santo católico Jorge], corta de nossos caminhos os que se alimentam de ódio e inveja”, afirmou.

Veja o que muda no trânsito

A prefeitura autorizou interdição de algumas vias da cidade para celebração do feriado no Rio. O bloqueio ocorre no bairro de Quintino, na Zona Norte, para festa e procissão que vai passar pela Rua Clarimundo de Melo, Rua da República, Praça Quintino Bocaiúva, Rua Nerval de Gouveia, Rua Garcia Pires, retornando à paróquia na Rua Clarimundo de Melo.

A partir das 14h até às 19h ficam interditadas:

- Rua Clarimundo de Melo, da Da Rua Bernardo Guimarães até a Rua Padre Telêmaco;
- Padre Telêmaco – Da Rua Clarimundo de Melo até a Avenida Ernani Cardoso;
- Rua Elias da Silva – Da Rua Nerval de Gouvea até o Viaduto Compositor Wilson Batista;
- Rua Nerval de Gouvea – Da Rua Bernardo Guimarães até a Rua Elias da Silva.

Desvios 

O motorista que vier da Avenida Ernani Cardoso com destino a Rua Amaro Cavalcanti deve optar pelo Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Euzébio de Matos, Praça dos Garis, Rua Manuel Vitorino, Praça Sargento Eudóxio Passos, Rua Clarimundo de Melo e Rua Amaro Cavalcanti;

Já os veículos que vêm da Rua Clarimundo de Melo com destino a Rua Ângelo Dantas seguirão pela Rua Clarimundo de Melo, Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Viaduto Compositor Wilson Batista, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Rua Ângelo Dantas.


Você pode gostar