Por gabriela.mattos

Rio - Uma grande massa polar está prestes a entrar no Brasil. Com ela, devem chegar as temperaturas mais baixas do ano, além de um ciclone extratropical que já provoca ressaca nas praias do Sul e do Sudeste. No Rio, a frente fria chega nesta quinta-feira, com queda brusca na temperatura — a máxima, que nesta quarta-feira pode chegar a 32 graus, se limita aos 23ºC nesta quinta-feira.

Segundo o Climatempo, o ciclone virá acompanhado de fortes ventos que agitam o mar e formam grandes ondas. No fim da tarde e começo da noite de hoje, o litoral do Rio, da capital à Região dos Lagos, pode ter ondas de até 2 metros de altura. A situação deve piorar amanhã, com as ondulações chegando a 2,5 metros. Na quinta e na sexta, todos os recordes de menor temperatura do ano devem ser atingidos.

O casal de turistas aproveitou para tirar fotos da ressaca no ArpoadorJoão Laet / Agência O Dia

Nas ruas, os cariocas parecem gostar da mudança no clima. A estudante Gabrielle Batitucce, 16 anos, é uma das que não suportam calor. Ela ressalta uma vantagem peculiar do tempo frio. “No frio ficamos estilosos. Não quero aquele frio tipo países europeus, mas um tempo mais ameno, com sol entre nuvens. É muito quente para sair de casa”, diz.

O casal de turistas Douglas Eduardo e Eliane de Oliveira, de Ribeirão Preto, está de férias no Rio e quer aproveitar ao máximo a cidade, inclusive as consequências da ressaca. ”Hoje estamos tirando foto para mostrar a água que tomou a areia aqui no Arpoador”, explica Eduardo.

Quem tem muito a perder com a chegada do frio são os comerciantes e ambulantes da orla. Maria Inez de Barros, dona de uma barraca em Ipanema, explica que há uma grande perda de clientes em situações como a que está por vir, com dias mais frios e o mar de ressaca. “Não é bom financeiramente. Inclusive, muita gente não conseguiu trabalhar esses dias por causa do mar que tomou a areia toda do Arpoador”, lamenta.

?Reportagem dos estagiários Caio Sartori e Carolina Moura

Você pode gostar