Por rafael.souza

Rio - A Prefeitura e Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros criaram uma lista com sete recomendações para os períodos de ressaca na orla do município do Rio. A decisão de elaborar a lista de alerta — para banhistas e pescadores — aconteceu após a queda de parte do trecho da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, que deixou dois mortos.

Parte da ciclovia de São Conrado%2C na Avenida Niemeyer%2C que desabou, em abril, após forte ressaca Maíra Coelho/Agência O Dia

As recomendações foram publicadas no Facebook oficial do Centro de Operações e uma das recomendações destaca que é necessário "evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia”. 

Nesta terça-feira a Marinha alertou sobre forte ressaca que deverá atingir a orla do Rio até as 9h da próxima quinta-feira. O Centro de Hidrografia da Marinha, de acordo com a Prefeitura, prevê a ocorrência de ondas de até 3 metros na orla do Rio.

Confira as recomendações feitas pelo Centro de Operações e GMar:

- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;

- Evitar a prática de esportes no mar;

- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;

- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;

- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;

- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;

- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Você pode gostar