Por karilayn.areias

Rio - Enquanto a Uber lança hoje, no Rio, um serviço de compartilhamento pago de caronas, que permitirá ao usuário dividir os custos da corrida com outras pessoas, o aplicativo espanhol Cabify promete chegar ao mercado carioca até o fim do ano. O concorrente estreou ontem em São Paulo, oferecendo transporte individual de passageiros com autorização da prefeitura. Outro rival, o brasileiro T81 começou a operar no início da semana e já cadastrou 7 mil motoristas e motociclistas.

Espécie de “lotada online”, o serviço UberPool, lançado em São Paulo em abril, conectará o usuário carioca com mais passageiros que vão para o mesmo destino. A nova versão dará desconto de 10% a 40% em relação à modalidade mais econômica do aplicativo — o UberX. O preço será informado na hora do pedido, baseado na distância e horário. Em momentos de alta demanda, será concedido abatimento máximo. “O UberPool coloca mais gente dentro do carro. Com isso, os usuários economizam combustível e pneu, lançam menos gás carbônico no ar e ajudam o trânsito”, diz Fabio Sabba, diretor de Comunicação da Uber.

O Cabify foi regulamentado em São Paulo antes do Uber, pois atendeu às exigências municipais. Decreto prevê que o app pague R$ 0,10 à prefeitura por quilômetro rodado. Daniel Bedoya, diretor de Operações da empresa, informou que o serviço poderá chegar ao Rio mesmo sem regulamentação. Desde segunda na cidade, o T81 oferece transporte por carros, moto táxi e moto-entrega. Uma liminar da Justiça do Rio autoriza os transportes por aplicativo.

Você pode gostar