Rio - Após a morte do filho da cantora gospel Eyshila, Matheus Oliveira, de 17 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há surto de meningite na cidade. O jovem ficou internado por seis dias no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, para tratar um quadro de meningite viral, mas não resistiu e morreu na noite de terça-feira.
Segundo o órgão, neste ano, até março (últimos dados disponíveis), houve 93 casos notificados de todos os tipos de meningite (viral e bacteriana), com 13 óbitos. No ano passado, foram 542 casos registrados, com 69 óbitos, e, em 2014, 643 casos, com 106 mortes.
A secretaria afirmou ainda que todos os tipos de meningite são de notificação obrigatória às autoridades. “A orientação em caso de suspeita de meningite é para que o paciente seja encaminhado o mais rapidamente possível ao atendimento médico”, acrescentou o órgão em nota.
A coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Oeste D’Or, Ana Carolina Carvalho, destaca que o nível do tratamento depende da gravidade dos sintomas, que, diz, são muito parecidos nos casos de meningite viral e bacteriana. Nos adultos, a doença pode provocar febre, dor de cabeça, vômito e pontos vermelhos na pele. “Nas crianças, o quadro é menos específico. Normalmente, se manifesta apenas com a febre”, explica.
O sistema público de saúde oferece vacinas para alguns tipos da meningite bacteriana. A vacina contra o meningococo C, por exemplo, está disponível nos postos para crianças de até 1 ano. Na rede privada, as vacinas contra os meningococos B, C e ACWY podem ser tomadas por um preço que fica em torno de R$ 200 a R$ 300.
Meningite mata filho da cantora gospel Eyshila
Cerca de 400 pessoas compareceram, na tarde desta quarta-feira, ao enterro de Matheus, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste. Diante de familiares, amigos, outros cantores gospel e fãs, Eyshila citou um texto bíblico: “Estou certa que nem a morte, nem a vida, nem o presente e o porvir, nada nos separa do amor de Deus e que, na eternidade, vou ver meu filho”, disse ela, que em seguida cantou a música ‘Tu és fiel’.
Logo após a morte do filho, Eyshila postou uma foto dela com Matheus e um texto em seu perfil no Facebook. Até a noite de ontem, a postagem tinha 1,4 milhão de curtidas e mais de 500 mil compartilhamentos. “O Senhor deu, o Senhor tomou”, escreveu a cantora. Aos 43 anos, Eyshila é uma das mais conhecidas cantoras gospel do país. Em 2008, seu álbum Apocalipse vendeu mais de 600 mil cópias.
?Reportagem de Caio Sartori




