Por gabriela.mattos

Rio - As condições de segurança dos pontos turísticos mais famosos da cidade olímpica, como Corcovado, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Arcos da Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas e Aterro do Flamengo, foram reprovadas em análise feita pela Proteste Associação de Consumidores. Falhas no policiamento e falta de sinalização dos extintores de incêndio, dos hidrantes, equipamentos quebrados e sem conservação, com riscos aos frequentadores e banheiros sem higiene foram alguns dos principais problemas encontrados.

Diante dos resultados, a associação cobrou monitoramento e fiscalização do Corpo de Bombeiros, da Polícia, da Prefeitura do Rio e dos órgãos responsáveis pela administração desses pontos turísticos, para evitar acidentes graves na Rio 2016.

De acordo com a inspeção, os Arcos da Lapa e a Lagoa não dispõem de banheiros públicos, tendo somente o UFA (Unidade Fornecedora de Alívio), sem portas e sem local para lavar as mãos. No Corcovado, no Pão de Açúcar e no Jardim Botânico os problemas são ligados à sinalização dos extintores de incêndio, dos hidrantes e de áreas restritas. Já no trenzinho do Corcovado não há extintores de incêndio, além do corredor de circulação ser pequeno, dificultando a evacuação em caso de emergência.

Nos Arcos da Lapa foram encontrados botijões de gás e geradores de energia sendo utilizados pelo comércio noturno, contudo não foi localizado nenhum extintor de incêndio nas proximidades. Os playgrounds, tanto do Jardim Botânico, quanto os da Lagoa e do Aterro do Flamengo têm brinquedos quebrados e enferrujados, colocando as crianças em risco. Nas Academias de Terceira Idade da Lagoa e Aterro do Flamengo não há profissional habilitado para fiscalizar a atividade, ainda estão com equipamentos quebrados e enferrujados.

A Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o Bondinho do Pão de Açúcar, esclareceu que atende todas as normas e exigências de qualidade e segurança relativas aos seus serviços. A respeito das avaliações da Proteste, a Companhia informou que investe constantemente em manutenção e modernização do Complexo Turístico, mas já iniciou a verificação dos apontamentos e tomará as medidas cabíveis para continuar recebendo os visitantes com total conforto e segurança.

Você pode gostar