Por gabriela.mattos

Rio - Um ônibus com sistema de videomonitoramento foi deslocado para a Praça da Matriz, no Centro de São João de Meriti, com o objetivo de ajudar a diminuir os índices de violência e consumo de drogas e proporcionar mais segurança à população. A ação, iniciada na semana passada, faz parte do núcleo municipal do Programa Crack, é Possível Vencer, do governo federal, implementado desde 2013.

O veículo possui seis câmeras acopladas à parte externa. Elas monitoram toda a Praça da Matriz e seu entorno. As imagens são transmitidas para nove telas, que ficam na parte interna do ônibus e são simultaneamente monitoradas por três agentes da Guarda Municipal. Há ainda mais um monitor, onde as imagens são analisadas.

A ideia é identificar usuários de drogas e a presença de traficantes. “Tudo funciona interligado. O monitoramento inibe também pequenos furtos e outros delitos. Somente no mês de maio nove mil celulares foram roubados nesta região. O combate precisa ser incansável”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Worton Câmara França Junior.

Você pode gostar