Por tiago.frederico
Doceria foi interditadaDivulgação

Rio - Uma das docerias mais tradicionais da Tijuca, na Zona Norte da cidade, a Tati Doces, foi multada durante fiscalização conjunta do Procon Carioca, Subprefeitura da Grande Tijuca e Vigilância Sanitária, na última semana. A loja, que fica na Rua Barão de Mesquita, 227, teve a cozinha e uma câmara frigorífica interditadas.

Agentes foram até o local para apurar denúncias e constataram a falta de higiene. A interdição parcial será suspensa após o cumprimento das exigências. De acordo com a subsecretária do Procon Carioca, Renata Ruback, vender alimentos que coloquem em risco a saúde e segurança do consumidor é crime e, em caso de reincidência, a empresa pode ter as atividades suspensas.

Outro local fiscalizado pelos órgãos municipais foi o hospital infantil Prontobaby, na Rua Adolfo Mota, 81. O estoque de alimentos funcionava num endereço sem alvará. Notificado, o estabelecimento tem prazo de 10 dias para comprovar a regularização da licença ou providenciar a transferência dos alimentos para um local apropriado.

No restaurante Casa da Ostra, na Rua Barão de Mesquita, 58, foram descartados 20,2 kg de alimentos sem condições de comercialização. Eles foram encontrados com prazo de validade vencido, mal armazenados, com embalagem danificada ou sem identificação do fabricante. Na cozinha e nas câmaras frigoríficas, a higiene era precária. Havia até ralos abertos no ambiente.

O mercado Super Nosso, na Estrada das Furnas, 1.275, no Alto da Boa Vista, foi multado pela Vigilância Sanitária e 51,9 kg de alimentos impróprios para o consumo foram inutilizados. Já no hortifruti River Fruit, na Rua Conde de Bonfim, 577, loja B, foram descartados 18,7 kg de alimentos fora dos padrões para comercialização.

Foram encontradas irregularidades como produtos vencidos, falta de identificação do fabricante ou informação sobre a validade, além de armazenamento irregular e embalagens violadas. No mercado, os extintores de incêndio estavam vencidos. No hortifruti, foi constatado a falta de higiene e a presença de insetos no local onde os alimentos são embalados. A loja foi notificada e tem 10 dias para sanar os problemas.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos:

Pão de Açúcar - Rua Dr. Satamini, 164 - Tijuca
Bar Guanabara - Rua Dr. Satamini, 136, loja A - Tijuca
Padaria Ouro Trigo - Rua Juiz de Fora, 4 - Grajaú
Burguer King - Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 3º piso - Tijuca
Pão e Cia - Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 - Terreo - Tijuca
Salão Edson Freitas - Shopping Iguatemi - Rua Barão de São Francisco, 236 - 1º Piso - Vila Isabel
Burguer King - Shopping Iguatemi - Rua Barão de São Francisco, 236 - 3º Piso - Vila Isabel

Você pode gostar