Rio - Titular da Vara de Execuções Penais, o juiz Eduardo Oberg determinou, na manhã desta segunda, em caráter urgente, a transferência do traficante Edson Pereira Firmino de Jesus, conhecido como Zaca, do Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), ambas situadas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste da cidade.
Zaca é tio do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, vulgo Fat Family, resgatado por homens armados na madrugada do último domingo do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Segundo informou o Tribunal de Justiça, a decisão do magistrado foi tomada, entre outras razões, com base no noticiário e em um áudio disseminado pelo aplicativo WhatsApp, no qual um criminoso comunica-se com Zaca – e comemora – a retirada de Fat Family do hospital.
“Tais provas fortes indiciarias, na doutrina e jurisprudência, indicam que deve o juiz adotar medida cautelar de resguardo da segurança pública”, afirma o juiz Oberg. O titular da VEP também determinou que a Delegacia de Homicídios abra inquérito para apurar a conduta de Zaca e de outros detentos.
LEIA MAIS:
PM faz pente-fino para achar bandidos em favelas da Região Metropolitana
Namorada de homem morto em ataque a hospital: 'Não dá para ficar sem você'
PM sabia de invasão ao Souza Aguiar, mas não reforçou policiamento