Por rafael.nascimento

Rio - O integrante da Força Nacional que foi baleado na cabeça na Vila do João, no Complexo da Maré, na quarta-feira, após entrar na comunidade por engano em um carro da corporação, morreu no fim da noite dessa quinta. Ele estava internado em estado grave no Hospital Salgado Filho, no Méier, e não resistiu aos ferimentos, segundo a informação confirmada por Alexandre de Moraes, ministro da Justiça. O governo federal decretou luto oficial de um dia. 

A mãe do soldado, Marta Vieira, chegou ao hospital amparada por familiares, incluindo outro filho, Edmilson. Hélio Vieira teve morte cerebral e somente a família pode autorizar o desligamento dos aparelhos. Sua mãe conversou com psicólogos e a Rio Transplante, decidindo pela não doação dos órgãos do policial. Abalada, ela informou através da unidade de saúde que não tem condições de falar com a imprensa. 

Marta Vieira%2C mãe do soldado Hélio Vieira%2C da Força Nacional%2C chega ao RioEstefan Radovicz / Agência O Dia

LEIA MAIS

Carro da Força Nacional é atacado a tiros

Força Nacional bloqueia acessos da Maré para capturar autores de ataque

FOTOS: Polícia fecha o cerco na Maré para capturar autores de ataque

Operação na Maré deixa um morto e dois feridos

Também estão no hospital dois amigos que dividiam apartamento com Hélio em Roraíma. O local está com reforço da Força Nacional, com três viaturas, carros descaracterizados e vários policiais.

Atingido no rosto por um tiro de arma longa, o soldado Hélio Andrade, da Polícia Militar de Roraima, perdeu massa encefálica e chegou a passar por uma longa cirurgia que durou quatro horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Andrade não reagiu bem ao procedimento.

Militares da Força Nacional reforçam o policiamento no Hospital Salgado FilhoEstefan Radovicz / Agência O Dia


A equipe da Força Nacional da qual Helio fazia parte tentava entrar na Linha Amarela em direção ao Parque Olímpico, mas entrou na comunidade por engano. Em áudio obtido pelo DIA, um policial, que depois chegou a sair do veículo, contou que eles estavam em direção ao Centro do Rio no momento em que foi abordada por homens armados no local.

Nesta quinta-feira, militares da Força Nacional cercaram a Vila do João em busca dos responsáveis pelo ataque.

O soldado PM Hélio Vieira, da Força Nacional, dirigia a viatura que foi atacada por traficantes num dos acessos á Vila do João, no Complexo da MaréReprodução/Facebook

Três militares da Força Nacional estavam no carro atacado por traficantes. Militares do Exército e um taxista auxiliaram no socorro das vítimas. O capitão Allen Marcos Rodrigues Ferreira, do Acre, foi atingido por estilhaços no rosto, levado ao Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, foi liberado em seguida. A dupla estava ainda acompanhada do soldado Rafael Pereira, do Piauí, que não se feriu, mas ficou em estado de choque.

O Disque-Denúncia divulgou, nesta quinta-feira, cartaz com a foto de três traficantes suspeito de estar envolvidos no ataque. De acordo com a polícia, eles são líderes do tráfico do Complexo da Maré, membros da mesma facção criminosa, conhecidos como TH, Pescador e Paulinho PL.

O Diário Oficial da União, desta sexta-feira, traz o decreto do presidente interino Michel Temer, de luto oficial de um dia pela morte soldado. "É declarado luto oficial em todo país, pelo período de um dia, contado a partir da data de edição deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do soldado Hélio Vieira Andrade, da Polícia Militar do Estado de Roraima, que, não hesitando em cumprir o seu dever, foi vitimado em atuação efetiva durante operação da Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016", diz o texto.

Carro da Força Nacional foi atacado a tiros na Vila do João%2C na Zona Norte%2C na tarde da quarta-feiraDivulgação

Na sua página do Facebook, o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, publicou uma mensagem de apoio aos familiares do agente.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) determinou que todas as bandeiras do Brasil e do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Rio 2016 fossem colocadas a meio mastro em homenaem ao soldado morto.

Você pode gostar