Por tabata.uchoa

Rio - Vale à pena trocar de plano de celular para economizar, mas não deixe de checar se tem contrato com previsão de permanência mínima, a chamada fidelidade. Caso o prazo de fidelidade ainda esteja em vigor, a multa pode ser alta. Atenção: só pode ser cobrado o valor proporcional ao período restante para o prazo de permanência.

A multa não é cabível quando o cancelamento se dá por má prestação de serviço, ou seja, descumprimento do previsto no contrato. Você tem direito de suspender os serviços de telefonia celular por um mês e até 120 dias, desde que esteja com a conta em dia. É uma opção caso vá para uma viagem ao exterior por um período superior a 30 dias. E depois o serviço deve ser restabelecido gratuitamente.

QUIZ DA SORTE

Contratei sem saber o pacote ‘Quis da Sorte’. Após 12 meses cancelei o serviço. Entrei em contato com a Oi para obter o ressarcimento dos valores descontados, mas não tive uma resposta positiva da empresa.

A Oi entrou em contato com o cliente e informou que foi gerado devolução em conta futura, referente aos valores cobrados indevidamente em seu telefone.

Leonardo Mota, Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa da Oi.

SEM SERVIÇO

Recebi uma conta da operadora de telefonia Claro referente a um período em que estava sem a prestação do serviço, ou melhor, o serviço estava cancelado. Exijo o cancelamento da cobrança!

A Claro contatou o consumidor e esclareceu as dúvidas e realizou os ajustes necessários nas faturas.

Luiz Nunes da Silva, Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa da operadora Claro.

FATURA INDEVIDA

Em março de 2016 cancelei o plano que possuía junto à Oi, mas recebi uma proposta de manter um plano no valor de R$ 56,80 e aceitei a proposta. Todo mês recebo a conta no valor diferente. Entro em contato com a Oi para contestar o valor da conta e a atendente informa que não existe nenhum plano com o valor informado.

A Oi informou que instalou o plano como solicitado e que corrigiu a fatura em questão. A segunda via da fatura foi enviada para o endereço de correspondência.

Claudio Augusto de Oliveira, Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa da Oi.

PRODUTO COM DEFEITO

Comprei aparelho no Ponto Frio.com, mas teve defeito. A assistência técnica não conserta, pois a nota fiscal contém erros. Registrei, mas não fui atendido.

O Ponto Frio informa que a nova entrega será realizada até o dia 30 de agosto. A companhia lamenta e se desculpa por qualquer transtorno que possa ter acontecido ao consumidor.

Paulo Sérgio Monteiro, Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa do Ponto Frio.

Na desaposentação o aposentado tem a oportunidade de recalcular o seu benefício levando em consideração o período trabalhado após a aposentadoria, adicionando os novos salários de contribuição para cálculo de sua Renda Mensal Inicial. O objetivo do instituto da desaposentação é somar ao tempo de contribuição, utilizado para a concessão da aposentadoria, o período trabalhado posteriormente para fins de aumento no benefício.

“Vale ressaltar que a desaposentação não beneficia todos os aposentados. Para entender se será vantajosa ou não o aposentado deve verificar se com a desaposentação seu benefício aumentará. Para beneficiar, a contribuição que o inativo continuou a recolher após a sua aposentadoria deve ser igual ou maior a que recolhia anteriormente, e é importante levar em conta o fator 85/95”, alerta.


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