Com o fim dos Jogos, cerca de 85 mil pessoas passaram pelo Galeão nesta segunda

Movimento do aeroporto mais do que dobrou. Principal destino foi Roma, na Itália

Por gabriela.mattos

Rio - Com 114 voos programados até as 23h45, sendo 46 voos charters (não regulares), o Aeroporto Internacional Tom Jobim teve, nesta segunda-feira, o seu movimento normal diário de 40 mil passageiros/dia mais do que dobrar, com a partida de atletas, delegações estrangeiras e turistas que participaram e assistiram aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Até o final do dia, eles devem somar cerca de 85 mil viajantes. 

Roma, na Itália, foi o aeroporto de destino com mais nesta segunda-feira, totalizando 851 passageiros em três partidas. Seguiram-se Frankfurt, na Alemanha, com 767; Paris, na França, com 355 pessoas; Madri, na Espanha (305), Istambul, na Turquia (215).

Outros voos se dirigiram a Dubai (Emirados Árabes); Panamá (República do Panamá); Callão (Peru); Buenos Aires (Argentina); Bagdá (Iraque); Budapeste (Hungria); Nova Iorque, Houston, Miami (Estados Unidos); Pequim (China); Cabo Verde (República de Cabo Verde); Montevidéu (Uruguai); Santiago (Chile); Algiers (Algéria); Lisboa (Portugal); Madri (Espanha); Moscou (Rússia); Zurique (Alemanha); Londres (Inglaterra); Amsterdã (Holanda); Toronto (Canadá); Sidney (Austrália) e Tóquio (Japão). 

Com o fim da Olimpíada%2C milhares de turistas e atletas já deixaram a cidade nesta segunda-feira%2C no Galeão. Forças Armadas e Polícia Federal reforçaram segurança no localFoto%3A Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

No Brasil, os voos se destinaram principalmene a Guarulhos e Congonhas.

Segundo informou a concessionária RIOgaleão, está mantida a recomendação para que os passageiros saiam dos seus locais rumo ao aeroporto com seis horas de antecedência para voos internacionais e duas horas para voos domésticos. Para atletas e comissões técnicas, ocheck-in está sendo feito na própria Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a concessionária, foram adicionados dez equipamentos de Raio-X, doisbody scan (detectores de metais e drogas) e 12 balcões da Polícia Federal para agilizar o embarque de passageiros durante o período olímpico. Os números consolidados devem ser divulgados amanhã (23) pela RIOgaleão.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia