Por adriano.araujo

Rio - Instituições de ensino que ficam na região do Rio Comprido, na Zona Norte, suspenderam as aulas nesta segunda-feira, por conta dos tiroteios ocorridos neste fim de semana no bairro que está no Morro do Turano, alvo de uma guerra entre traficantes rivais. No período oda manhã, mais de dois mil alunos ficaram sem aulas. Na tarde deste domingo, uma troca de tiros entre policiais da UPP local e traficantes em plena Avenida Paulo de Frontin causou pânico e deixou um suspeito morto e pelo menos outras duas pessoas feridas, vítimas de balas perdidas. O policiamento está reforçado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Policiamento é reforçado no Morro do Turano após tiroteios e tentativa de invasão à favelaFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia

Os campus das universidade Estácio de Sá, Unicarioca, e o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP-Uerj) cancelaram suas as aulas por medidas de segurança. Os alunos e responsáveis foram avisados através de página oficial, redes sociais e por mensagens de texto. As instituições ainda não informaram o número de alunos afetados.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou quatro escolas, três creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) estão sem atendimento no turno da manhã desta segunda-feira na região do Rio Comprido e Morro do Turano. De acordo com a SME, estas unidades escolares atendem a 2040 alunos no turno da manhã. Somente no Morro do Turano, 331 alunos foram afetados. A Secretaria esclarece, ainda, que o conteúdo será reposto. No período da tarde, uma escola, uma creche e o EDI funcionaram, e o número de crianças e adolescentes afetadas caiu para 1541. Os conteúdos perdidos serão repostos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Colégio Estadual Herbert de Souza, na Rua Barão de Itapagipe, não funcionou pela manhã. De acordo com a Seeduc, o colégio continuará fechado no turno da tarde. "Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos", informou, em nota.

O reforço no policiamento é feito pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Aeromóvel (GAM), além do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) das UPPs e outras UPPs e batalhões da área. Os policiais revistam quem deixa a comunidade a pé e de moto. Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Turano, não há registro de confrontos nesta manhã.

No fim da tarde deste domingo, bandidos que tentavam fugir do Morro do Turano foram surpreendidos por policiais que faziam o reforço do policiamento na região e houve uma intensa troca de tiros em plena Avenida Paulo de Frontin. Um suspeito foi morto e pelo menos duas pessoas que passavam na via foram baleadas. 

A guerra entre bandidos que tentaram invadir o Morro do Turano e traficantes locais vem tirando o sossego de moradores desde o início de domingo. Durante a madrugada, os tiroteios assustaram moradores da comunidade do Rio Comprido e de bairros do Estácio e Tijuca.

Não há detalhes sobre o tiroteio ocorrido entre traficantes no morro, como feridos ou mortos. A invasão não teria sido bem sucedida e os criminosos se refugiaram no Morro do São Carlos, no Estácio. 

Você pode gostar