Crianças e jovens devem se vacinar

Campanha atinge menores de 5 anos, crianças de 9 e adolescentes até 15

Por thiago.antunes

Rio - Entre 19 e 30 de setembro, pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de vacinação para iniciar o esquema vacinal ou completar doses pendentes. A Campanha Nacional de Multivacinação abrange todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Para o Estado do Rio o Ministério da Saúde enviará 1,5 milhão de doses. Para todo o país, serão 7,6 milhões de doses de rotina e 19,2 milhões doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha. O dia D da mobilização nacional será no sábado.

O ministro Ricardo Barros reforçou que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

“Estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresentam uma maior resistência a se vacinar. Muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária” explicou. Em janeiro, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia