Rio - A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão temporária, sete de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão no estado do Rio de Janeiro, como parte da 34ª fase da Operação Lava Jato. Um dos alvos da operação foi a sede da empresa OSX, no Centro do Rio. O ex-CEO da empresa Luís Eduardo Carneiro foi preso temporariamente na manhã desta quinta e levado para a sede da PF.
Outros três mandados foram cumpridos em Niterói, região metropolitana, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e São João da Barra, norte do estado.
Segundo o Ministério Público Federal, o ex-presidente do Conselho de Administração da empresa, Eike Batista, declarou ter recebido um pedido, em novembro de 2012, do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, também presidente do Conselho de Administração da Petrobras, para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões para o PT.
A 34ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Arquivo X, investiga contratação, pela Petrobras, de empresas de Eike Batista para a construção de duas plataformas.
Em Minas Gerais, um diretor da empreiteira Mendes Júnior foi preso temporariamente e outro foi conduzido coercivamente para prestar depoimento.