Por gabriela.mattos

Rio - Presidente do PT no Rio, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, conseguiu eleger o seu sucessor nas eleições de domingo. O petista Fabiano Horta ficou com 96,12% dos votos válidos, ou seja, 39.128 votos.

Seu principal adversário, Marcelo Delaroli (DEM), obteve 33.380 votos, mas seu registro não está válido. Mesmo que Delaroli consiga a liberação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o resultado não mudará, uma vez que não há segundo turno em Maricá _ só os municípios com mais de 200 mil eleitores têm segundo turno.

Enquanto Quaquá saiu da urnas como um dos maiores vitoriosos no Estado do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) desponta como o maior derrotado ao ver seu afilhado político Pedro Paulo (PMDB) derrotado.

O petista Quaquá saiu vitorioso das urnas com a eleição de Fabiano Horta%2C em Maricá Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Mas Paes não foi o único cacique da política fluminense que não elegeu seu candidato. Foi o caso do governador licenciado Luiz Fernando Pezão (PMDB), que não conseguiu emplacar Tutuca (PMDB) na Prefeitura de Piraí. O atual prefeito, Doutor Luiz Antônio (PDT), conseguiu se reeleger com 51% dos votos.

Em Saquarema, o secretário estadual de Assistência Social, Paulo Melo (PMDB), foi outro que não elegeu o seu afilhado político. Hamilton Nunes, conhecido como Pitico (PMDB), apoiado pela prefeita Franciane Mota, mulher de Melo, foi derrotado por Manoela Peres (PTN), que obteve 52% dos votos. Ela é mulher do ex-prefeito Antônio Peres, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Líder do governo na Assembleia do Rio, Edson Albertassi (PMDB) também não conseguiu eleger, em Volta Redonda, sua candidata América Teresa (PMDB) _ ela teve 22% dos votos e ficou fora do segundo turno.

As eleições deste ano também levaram à derrota o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que viu seu clã perder o poder de Campos dos Goytacazes, reduto eleitoral da família. Francisco Oliveira, o Dr. Chicão (PR), primo e vice da prefeita Rosinha Garotinho, foi derrotado já no primeiro turno.Rafael Diniz (PPS) levou 55% dos votos, enquanto Chicão só conquistou 29%.

Você pode gostar