Rio - Um incêndio de grandes proporções atingiu, no final da noite desta segunda-feira, o oitavo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O fogo consumiu todo o andar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 carros de oito quartéis da corporação precisaram ser acionados para controlar as chamas. Não houve feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
O fogo destruiu parte do último andar do prédio que, segundo a UFRJ, funciona os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Belas Artes, além de salas administrativas. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h15 e por conta das chamas os quartéis da Ilha do Governador, Fundão, Caju, Quartel Central, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Irajá e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, precisam ser chamados para dar apoio no controle das chamas. Os agentes usaram três auto plataformas, mais conhecida como "escada Magirus" para alcançarem o local do incêndio e combater as labaredas.
As chamas só foram controladas por volta das 2h, mas de acordo com os bombeiros, agentes trabalham no local na manhã desta terça-feira para fazer o trabalho de rescaldo. Os locais mais afetados, segundo a UFRJ, foram as salas da Pró-Reitoria de Gestão e Governança e as da Pró-Reitorias de Finanças e Pessoal. O reitor da instituição, Roberto Leher, acompanhou o trabalho durante toda a madrugada.
O local foi interditado e passará por uma perícia que será feita pela Defesa Civil Municipal, juntamente com a Polícia Federal, já que a instituição pertence ao Governo Federal.
Em nota, a instituição informou que neste terça-feira todas as atividades acadêmicas ou administrativas, no local, foram suspensas.