Por gabriela.mattos

Rio - O candidato a prefeito do Rio Marcelo Freixo (Psol) se reuniu na tarde desta terça-feira com representantes do turismo carioca, empresários e empreendedores, num encontro promovido pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), onde apresentou sua carta-compromisso com sete pontos que prometeu cumprir caso seja eleito neste domingo.

Freixo%2C em evento de turismo%2C reafirmou compromisso de pontos apresentados em carta para os cariocasDivulgação

No documento, que havia sido divulgado pelo candidato na segunda-feira, há o compromisso de nomear um secretariado “formado por técnicos com comprovado conhecimento” e sem “indicações por partido político”, além da promessa de se garantir o equilíbrio do orçamento municipal e do respeito aos contratos da atual gestão que estiverem em situação regular. Freixo também assegurou dialogar com os governos estadual e federal.

O psolista também prometeu, ao setor do turismo, criar um calendário anual que promova a cidade.

“O turismo é fundamental para o Rio de Janeiro. É gerador de emprego. A gente precisa de um calendário anual com pequenos e médios eventos mensais, que possam trazer receita para a cidade melhorar, possibilitando planejamento ao dono do hotel, ao guia de turismo, a todas as etapas desde setor que é tão importante para o Rio”, disse Freixo.

Compromisso desmarcado

A agenda de campanha do candidato Marcelo Crivella (PRB), ontem, foi cancelada pelo senador, que faltou às sabatinas que ele havia marcado na Rádio CBN e na Rede Globo, onde seria entrevistado pelos jornalistas.

O candidato enviou nota à emissora informando que estava em Brasília, mas que não compareceria, mesmo que estivesse no Rio.

Crivella reclamou da abordagem de veículos das Organizações Globo e preferiu não comparecer a sabatinasLuiz Ackermann / Agência O Dia

“Em função de minha indignação com a cobertura tendenciosa e manipuladora que a Rede Globo tem feito contra a minha candidatura, especialmente nas últimas semanas, não posso e não devo comparecer aos estúdios da emissora”, disse.

A Rede Globo, também em nota oficial, lamentou a ausência de Crivella ao compromisso marcado.

“O candidato Marcelo Crivella tem atacado a TV Globo em termos nada respeitosos e ainda piores do que a nota agora enviada à emissora”, diz o texto. A empresa defende que está em jogo a liberdade de imprensa. “A missão de um veículo jornalístico é revelar fatos importantes, incômodos ou não”, destaca a nota da emissora. A expectativa agora é sobre o comparecimento de Crivella ao debate da Globo, na sexta.

Você pode gostar