Rio - Os técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão entrar em greve, na próxima segunda-feira, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, medida que congela gastos públicos por 20 anos. A categoria votou e aprovou a paralisação durante uma assembleia, nesta terça-feira.
Segundo informações do Sintufrj, 28 instituições federais de ensino da base da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos (Fasubra) já estão em greve até esta terça. O sindicato explicou ainda que a paralisação tem "objetivo de liberar os trabalhadores para participar das ações políticas contra a PEC 241".
Os funcionários estão organizando uma passeata, às 9h, na universidade, com a concentração na entrada do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Eles seguirão até o Espaço Cultural do Sintufrj, onde será instalado o Comando Local de Greve.
Já na próxima terça-feira, às 10h, a categoria vai realizar uma assembleia com cerca de 500 profissionais. O local ainda será definido pelo sindicato.