Por gabriela.mattos
Rio - O prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), visitou nesta segunda-feira o Hospital Souza Aguiar, no Centro, para conversar com médicos sobre as dificuldades encontradas pelos profissionais da Saúde. O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, o vereador Carlos Eduardo de Mattos (SD), cotado para assumir a pasta da Saúde, também participaram da reunião.
Antes da visita, Crivella confirmou explicou porquê visitou a unidade. “Mesmo antes de assumir o cargo de prefeito pretendo visitar todos os hospitais. Essa é a primeira reunião e escolhi o Souza Aguiar por ter a maior emergência da rede.”
Crivella visitou o hospital e disse que irá a outros antes da posseSeverino Silva / Agência O Dia

Um tema abordado na reunião foi a possível municipalização de hospitais federais, o qual Crivella declarou ser a favor. “Essa é uma questão que tem meu apoio e que quero fazer, desde que tenha recursos do Ministério da Saúde e os repasses sejam preservados e ajustados”, disse”. Na reunião, segundo Darze, foi realizado o pedido para que o futuro prefeito continue escutando os profissionais, inclusive despachando de hospitais.

Publicidade
“Sugeri ao Crivella que ele despache pelo menos duas vezes por semana de dentro de uma unidade de saúde. É importante. Prefeito e secretário precisam vivenciar os problemas e tomar as decisões com os profissionais. Nossa rede está doente e não tem condição de dar o melhor atendimento à população”, disse Darze.
Entre as queixas dos médicos está a defasagem dos salários dos concursados e a volta do CTI pediátrico.